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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: As ações estratégicas de marketing de relacionamentos, envolvendo a satisfação e fidelização de clientes da loja Mais Você
Autor(es): Abreu, Christian Santos de
Primeiro Orientador: Antunes, Mônica Da Pieve
Resumo: O objetivo geral do trabalho foi diagnosticar o processo de fidelização e o nível de satisfação de clientes da loja Mais Você, na cidade Carazinho/RS. A globalização atual do mercado mostra uma competitividade empresarial nunca antes vista. Para se diferenciar, é necessário oferecer mais do que simplesmente produtos aos clientes, é necessário agregar valor ao produto ou serviço que está sendo oferecido. Conhecer, analisar e entender as demandas dos clientes é fundamental quando o objetivo de uma empresa é fazer com que o consumidor se torne fiel ao produto e à marca, satisfazendo seus desejos. As empresas devem estar atentas aos menores sinais de satisfação e insatisfação dos seus clientes. A pesquisa trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo, de natureza quantitativa, realizada entre os meses de setembro e outubro de 2016. Na etapa descritiva, mensuraram-se os níveis de satisfação dos clientes em relação a cada atributo, utilizando-se um questionário desenvolvido e estruturado. Foi utilizada uma amostra probabilística (com margem de erro de 10%), na qual um total 50 (cinquenta) indivíduos responderam as questões. Os resultados obtidos mostraram que os clientes estão satisfeitos em relação à maioria dos atributos pesquisados, e que segundo eles, são importantes para fidelizarem com uma empresa, como: atendimento, marcas vendidas, organização da loja, qualidade dos produtos vendidos, vitrine. Concluiu-se que, baseado na satisfação, os clientes, em sua grande maioria, são fiéis à empresa. Foram indicadas algumas ações a serem desenvolvidas pela empresa, para assim melhorar os requisitos onde as pontuações foram mais baixas e também ações para manter elevados os pontos de clientes totalmente satisfeitos.
Palavras-chave: Administração de empresas
Fidelização
Marketing
Relacionamento
Satisfação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: ABREU, Christian Santos de. As ações estratégicas de marketing de relacionamentos, envolvendo a satisfação e fidelização de clientes da loja Mais Você. 2016. 65 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1002
Data do documento: 9-Dez-2016
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