Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1040
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Israel e Palestina: um estudo sobre as fontes jornalísticas utilizadas na cobertura da Operação Margem Protetora na Folha de S. Paulo
metadata.dc.creator: Alves, Vinicius Coimbra
metadata.dc.contributor.advisor1: Chaise, Maria Joana Chiodelli
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se propôs a identificar quais foram as fontes jornalísticas utilizadas na construção do acontecimento Operação Margem Protetora no jornal Folha de S. Paulo. Nesta pesquisa, foi abordada a origem e funcionamento das editorias de Internacional em veículos brasileiros e no mundo, de forma geral. Esta pesquisa buscou entender a construção social da realidade feita pelo jornalismo a partir do entendimento dos autores Traquina (2005), Alsina (2009), Charaudeau (2012) e Defleur e Ball-Rokebach (1993); o que é um acontecimento e o que o faz se tornar uma notícia na visão de Charaudeau (2009), Rodrigues (2011), Alsina (2009) e Silva (2014). Para isso, foram escolhidos 12 textos publicados entre 1º de julho e 27 agosto de 2014 no acervo digital da Folha. Nesse período, 95 textos sobre o assunto foram encontrados. Destes, 12 foram selecionados. A metodologia desta pesquisa é a análise de conteúdo, conceituada por Herscovitz (2010) a partir de marcadores da matriz de fontes jornalísticas de Schmitz (2011). Os resultados obtidos indicam que o jornal teve uma média de dois textos diários do gênero informativo durante menos de dois meses de operação. A cobertura não se restringiu apenas ao repórter presente no local do acontecimento e às agências de notícias. A partir da análise de conteúdo verificou-se que a maioria das fontes são primárias, oficiais, ativas, identificadas e confiáveis. Verificou-se que houve um equilíbrio no número de fontes israelenses, palestinas e neutras utilizadas no texto.
Keywords: Jornalismo
Fontes jornalísticas
Acontecimento jornalístico
Jornalismo Internacional
Folha de S. Paulo
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citation: ALVES, Vinicius Coimbra. Israel e Palestina: um estudo sobre as fontes jornalísticas utilizadas na cobertura da Operação Margem Protetora na Folha de S. Paulo. 2016. 59 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1040
Issue Date: 23-Jun-2016
Appears in Collections:CJOR - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2016Vinicius Coimbra Alves.pdfMonografia Vinicius Coimbra Alves303,07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.