Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1121
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais
Autor(es): Copeçço, Alessandra
Primeiro Orientador: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
Resumo: O desenvolvimento tecnológico possibilitou a acessibilidade dos equipamentos fotográficos para modelos compactos e integrados a outros dispositivos como o celular. Nesse contexto, o presente estudo busca investigar as consequências da popularização da fotografia para os profissionais da área no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, busca-se entender o conceito de fotografia e sua evolução, bem como os motivadores de sua popularização. Também descreve-se o papel do profissional da fotografia e o mercado no qual está inserido. Utiliza-se da pesquisa bibliográfica, bem como da estratégia qualitativa, contando com a amostragem não probabilística e a escolha intencional. Quanto à técnica de coleta de dados, emprega-se a entrevista estruturada, fazendo parte da amostra cinco fotógrafos residentes no Rio Grande do Sul com maior número de seguidores em suas fanpages na plataforma de mídia social Facebook. Como resultados, constata-se que há um maior desejo pela fotografia, o que confere mais valor para ela. Consequentemente, a sociedade percebe a qualificação dos fotógrafos, o que aumenta o grau de exigência na capacitação profissional. Por outro lado, a facilidade de se fazer fotografia gera uma certa banalização da profissão, já que, de posse de equipamentos baratos, se pode atuar no mercado muitas vezes sem conhecimento.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Fotografia
História da fotografia
Fotógrafos
Mercado fotográfico
Popularização da fotografia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: COPELLI, Alessandra. Popularização da fotografia: Consequências para os fotógrafos profissionais. 2015. 98 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1121
Data do documento: 25-Nov-2015
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2015Alessandra Copelli.pdfMonografia Alessandra Copelli46,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.