Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1379
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Os gêneros textuais como instrumentos culturais e sociais no ensino de língua materna
metadata.dc.creator: Pawlak, Camila
metadata.dc.contributor.advisor1: Cayser, Elisane Regina
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância dos gêneros textuais no ensino de língua materna, apresentando-os como instrumentos de caráter social e cultural no cotidiano dos indivíduos. Para tanto, realiza-se uma pesquisa sobre o estudo dos gêneros ao longo do tempo, mostrando sua importância e a necessidade da presença dos mesmos no ensino de língua portuguesa. Aborda-se, ainda, a questão do letramento e sua ligação com os gêneros textuais nas aulas de língua materna, mostrando como esses dois pontos são fortemente ligados e fundamentais para que, de fato, os estudantes encontrem sentido no estudo da língua. Para finalizar esse trabalho, propõe-se uma sequência didática que privilegia a variedade de gêneros textuais e que busqua privilegiar, além do estudo de suas características, o estudo das suas funções comunicativas e sociais.
Keywords: Letras
Literatura
Gêneros textuais
Letramento
Língua materna
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citation: PAWLAK, Camila. Os gêneros textuais como instrumentos culturais e sociais no ensino de língua materna. 2017. 46 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1379
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:CLET - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2017Camila Pawlak.pdfMonografia Camila Pawlak444,42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.