Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1479
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Motivações de compra do Nissin Miojo da Turma da Mônica no Supermercado Compre Bem de Passo Fundo - RS
Autor(es): Collins, Joziane
Primeiro Orientador: Carmo, Aline do
Resumo: Em vista da influência do público infantil frente ao mercado de consumo, percebe-se atualmente um aumento expressivo de investimento em comunicação de cunho publicitário no setor alimentício, com o intuito de atrair as crianças ao consumo de alimentos, muitas vezes, de baixo valor nutricional. Dentre as estratégias utilizadas está a associação de seus produtos com personagens animados presentes nas embalagens de alimentos industrializados, criando uma relação entre o consumo alimentar e o entretenimento (comida e diversão), um atrativo irresistível para este público extremamente vulnerável. Este presente estudo teve como objetivo identificar a motivação de compra do Nissin Miojo da Turma da Mônica, massa instantânea, por um número de consumidores aleatórios. Para isso, foi realizada em um primeiro momento, uma revisão de literatura sobre a relação da publicidade com o público infantil, técnicas e estratégias de comunicação publicitária, leis de proteção da criança, a relação da criança com a mídia e o consumo, e a utilização de embalagens contendo elementos lúdicos. A segunda etapa consistiu em uma enquete aplicada no supermercado Compre Bem de Passo Fundo/RS. Na análise dos resultados ficou demonstrado que a aquisição do produto se mostrou intimamente relacionada ao gosto ou desejo dos filhos. Foi revelado também que houve expressiva motivação de compra da Nissin Miojo por causa dos personagens da Turma da Mônica, ou seja, os pais compram o produto por desejo dos filhos, e estes o escolhem por influência dos personagens. Pode-se concluir que os personagens licenciados, presentes em embalagens de alimentos destinados ao público infantil, têm influência significativa na decisão de compra e os órgãos de controle e fiscalização devem estar atentos a estes efeitos sobre as crianças.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Publicidade infantil
Criança
Embalagem
Personagens licenciados
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: COLLINS, Joziane. Motivações de compra do Nissin Miojo da Turma da Mônica no Supermercado Compre Bem de Passo Fundo - RS. 2018. 55 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1479
Data do documento: 4-Jul-2018
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Joziane Collins.pdfMonografia Joziane Collins516,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.