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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A publicidade através de influenciadores digitais
Autor(es): Batista, Camila Zanandrea
Primeiro Orientador: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
Resumo: Este estudo tem como objetivo investigar a comunicação e o uso da publicidade na página Tali Mãe dos Bê, na rede social Instagram, pela Influenciadora Digital Talita Ramos. A metodologia envolveu a realização de pesquisa bibliográfica com abordagem exploratória e também pesquisa de campo avaliativa de natureza quantitativa e qualitativa. Além da apresentação de conceitos acerca da publicidade e product placement e do papel dos influenciadores digitais nas redes sociais, foi realizado um levantamento das publicações de Talita Ramos durante o mês de abril de 2018. Realizou-se análise quantitativa das postagens, considerando aspectos como data/hora, título, categoria (descrição), publicidade, presença de marca, likes, número de comentários, tipos de comentários, respostas da influenciadora e características do conteúdo. Para a análise qualitativa realizou-se análise de conteúdo de algumas das postagens mais curtidas e comentadas, bem como aquelas com veiculação de publicidade. Os resultados mostraram que a Influenciadora Digital apresenta em sua rede social no Instagram seu cotidiano como mãe. Ao longo do mês de abril, foram 109 publicações, com uma média de 3,63 postagens/dia, estando baseadas em imagens e textos, com poucas vinculações de vídeo, sendo que as mais curtidas também foram as mais comentadas. No período de análise, 49% das publicações traziam conteúdo envolvendo publicidade, mas apenas seis publicações apresentavam a hashtag #publi que é obrigatória segundo o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). A conclusão é de que na rede social analisada não há cuidado com relação à veiculação de publicidade nas postagens, o que pode acarretar possíveis penalidades à Influenciadora e empresas parceiras.
Palavras-chave: Publicidade
Propaganda
Influenciadores digitais
Redes sociais
Instagram
Product placement
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: BATISTA, Camila Zanandrea. A publicidade através de influenciadores digitais. 2018. 112 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1491
Data do documento: 6-Jul-2018
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