Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1681
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pessoas transgêneras e o mercado formal de trabalho em Passo Fundo: combater a discriminação para construir a igualdade
Autor(es): Guadagnin, Ana Carolina Zandoná
Primeiro Orientador: Abal, Felipe Cittolin
Resumo: A presente pesquisa consiste em uma análise - sob uma ótica sociocultural e jurídica – sobre a situação da pessoa transgênera no mercado formal de trabalho no município de Passo Fundo/RS. Sendo assim, busca identificar quais os principais desafios verificados por este segmento populacional minoritário – discordante em relação à estrutura binária de gênero – para a participação em processos produtivos no mercado organizacional do município. Da mesma forma, se propõe descrever quais as alternativas para aqueles/as que, por ventura, não obtêm vínculo empregatício, reconhecendo especificamente como a igualdade e não-discriminação podem oportunizar pleno acesso e condições para permanência no mercado corporativo, de modo a conquistar efetivamente o direito ao trabalho e vida digna além de subsistência. A problemática jurídica consiste em responder se a inércia e omissão do Estado contribuem para a segregação das pessoas transgêneras frente ao mercado formal de trabalho. Assim, para fundamentar a proposta, optou-se por pesquisa exploratória e de caráter misto. Os dados obtidos por meio dos instrumentos de investigação (questionários) foram digitados em planilha de Excel e exportados para o software Statistical Package for Social Sciences (SPSS) para a realização das análises estatísticas descritivas e inferenciais. Posteriormente, foram agregados os dados sociodemográficos e econômicos, e, quando oportuno, correlacionados as médias estaduais e nacionais. Ainda, através da abordagem descritiva, apresentam-se as narrações dos/as entrevistados/as e suas percepções referentes ao tema proposto. Através desta pesquisa, concluiu-se que a discriminação no ambiente de trabalho, representa o principal desafio para os indivíduos transgêneros ingressarem, obterem acesso ou manterem-se vinculados ao mercado formal de trabalho, o que não difere dos debates doutrinários e estimativas coletadas pelo ativismo LGBT e Transgênero.
Palavras-chave: Direito do trabalho
Cidadania
Mercado formal de trabalho
Discriminação
Poder público
Pessoa transgênera
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Direito - FD
Citação: GUADAGNIN, Ana Carolina Zandoná. Pessoas transgêneras e o mercado formal de trabalho em Passo Fundo: combater a discriminação para construir a igualdade. 2018. 89 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1681
Data do documento: 5-Jun-2018
Aparece nas coleções:FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Ana Carolina Zandona Guadagnin.pdfMonografia Ana Carolina Zandona Guadagnin633,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.