Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1766
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A aprendizagem matemática das crianças de 4 a 6 anos na perspectiva Piagetiana: um desafio ao professor de educação infantil
Autor(es): Mezzomo, Bruna Aparecida de Souza
Primeiro Orientador: Foschiera, Elisabeth Maria
Resumo: O presente artigo tem como objetivo compreender como ocorre a aprendizagem matemática pelas crianças de 4 a 6 anos, segundo a teoria de Piaget. A metodologia utilizada é a de estudo bibliográfico e apresenta o tema com as seguintes questões: no primeiro momento, a construção do número, a maneira como a criança se apropria do mesmo; após, o papel do professor no desenvolvimento da aprendizagem matemática na faixa etária dos 4 aos 6 anos; e por fim, os princípios de ensino do número, demonstrando objetivos a serem seguidos pelo educador para uma prática significativa. Assim, este texto possibilitará refletir sobre a teoria de Jean Piaget e suas contribuições no campo do raciocínio lógico-matemático.
Palavras-chave: Pedagogia
Piaget
Aprendizagem matemática
Raciocínio lógico-matemático
Autonomia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação - FAED
Citação: MEZZOMO, Bruna Aparecida de Souza. A aprendizagem matemática das crianças de 4 a 6 anos na perspectiva Piagetiana: um desafio ao professor de educação infantil. 2019. 12 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1766
Data do documento: 17-Jun-2019
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2019Bruna Aparecida de Souza Mezzomo.pdfArtigo de conclusão de curso Bruna Aparecida de Souza Mezzomo113,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.