Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2107
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Efeito da potencialização do ácido glicólico 10% e 17% com easyclean na remoção da smear layer e na erosão da dentina radicular
metadata.dc.creator: Bacchi, Luiza Grazioli
metadata.dc.contributor.advisor1: Cecchin, Doglas
metadata.dc.description.resumo: Visto que a remoção da smear layer no decorrer do tratamento endodôntico é de extrema importância e que o EDTA possui algumas características desfavoráveis. Objetivos: Avaliar a efetividade da potencialização do ácido glicólico 10% e 17%, através do método de ativação das substancias por EasyClean, na remoção da Smear Layer e erosão dentinária. Métodos: Canais disto-vestibulares de 40 molares maxilares foram preparados com sistema ProTaper Next (N=40). Após, foram cortadas longitudinalmente para fins de quantificação da smear layer nos terços cervical, médio e apical das raízes, usando microscopia eletrônica de varredura (MEV). Após remontar as raízes cortadas, elas foram divididas em 4 grupos de acordo com diferentes soluções de irrigação final (n=10): água destilada (AD), EDTA 17%, AG 10% e AG 17%; e técnica de ativação de irrigantes: EC em movimento reciprocante por 3 ciclos de 20s. Após a irrigação, as raízes foram separadas novamente para obtenção de imagens nas mesmas áreas da primeira avaliação por meio de MEV. A percentagem de remoção de smear layer foi obtida por meio do processamento de imagens geradas no software Image J. Os dados da remoção da smear layer foram submetidos aos testes ANOVA e Bonferroni ( 0,05). Os escores de erosão dentinária foram analisados pelos testes de Kruskal-Wallis e Tukey ( 0,05). Resultados: A maior percentagem de áreas abertas dos túbulos dentinários foi encontrada no AG 10 e 17% ativados com EC (P<0,05). As soluções de EDTA e AG em ambas concentrações não causaram erosão na dentina radicular. Conclusão: O AG foi eficaz para a remoção da smear layer em ambas concentrações quando potencializado com EasyClean e não houve ocorrência de erosão dentinária.
Keywords: Odontologia
Ácido glicólico
Smear layer
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Odontologia - FO
Citation: BACCHI, Luiza Grazioli. Efeito da potencialização do ácido glicólico 10% e 17% com easyclean na remoção da smear layer e na erosão da dentina radicular. 2021. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Cirurgião-dentista). Curso de Odontologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2107
Issue Date: 20-Oct-2021
Appears in Collections:FO - Curso de Odontologia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2021LuizaBacchi.pdfTrabalho de Conclusão de Curso Luiza Bacchi1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.