Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2133
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Merchandising editorial: apple na narrativa do filme “Entre facas e segredos"
Autor(es): Stocco, Gustavo Pawlak
Primeiro Orientador: Dalbosco, Cleber Nelson
Resumo: Rian Johnson, por meio de uma entrevista em vídeo para Vanity Fair (2020), revelou uma indicação interessante que a Apple tem sobre a produção de filmes: personagens de vilões não podem ser vistos usando iPhones. Esta, discorre a justificativa da presente monografia, que tem por objetivo fazer uma análise da inserção dos produtos e da marca Apple na narrativa do filme “Entre Facas e Segredos”, dirigido por Johnson. Os capítulos teóricos sobre Merchandising Editorial e a Marca Apple somados a análise de conteúdo, resultam na conclusão deste trabalho. O filme foi usado como objeto de estudo, observando todos os momentos em que a Apple esteve presente na narrativa. Após a descrição das 25 aparições da marca, os resultados foram analisados através da relação com o conceito de “Peça bem-feita” de Eugène Scribe, sistematizada também na “Curva dramática” de Luiz Carlos Maciel. A partir disso, conclui-se que a marca utilizou o merchandising editorial, enfatizando em alguns momentos precisos da Curva Dramática. Além disso, em nenhum momento do filme, o vilão Ransom utilizou produto ou marca Apple, o que condiz com a declaração do diretor.
Palavras-chave: Publicidade Propaganda
Merchandising editorial
Apple
Entre Facas e Segredos
Peça bem-feita
Curva dramática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citação: STOCCO, Gustavo Pawlak. Merchandising editorial: apple na narrativa do filme “Entre facas e segredos. 2021. 47 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2133
Data do documento: 9-Dez-2021
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2021GustavoPawlakStocco.pdfTrabalho Final de Graduação Gustavo Pawlak Stocco1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.