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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A identidade visual de marca de Barack Obama
Autor(es): Bertotti, Júlio Cesar Nehring
Primeiro Orientador: Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar os nove ideais de marca propostos por Wheeler (2008) na identidade visual de marca de Obama na campanha presidencial dos Estados Unidos da América do ano de 2008. A metodologia utilizada teve base em Gil (2002), utilizando-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Para a coleta dos dados, foi realizada a coleta de amostra por conveniência, realizada através de fontes de dados secundários, sendo resgatados dados em livros e sites. A pesquisa mostrou que a identidade visual de marca de Obama nas eleições de 2008 possui as características que contemplam todos os nove ideais propostos por Wheeler (2008), destacando-se nos aspectos de significado, coerência e flexibilidade. Por fim, através do estudo, apresentaram-se possibilidades de pesquisa sobre a campanha política eleitora de Obama em 2008 e em 2012, seja sobre a estratégia e posicionamento adotado pelo candidato, pela inserção pioneira nas mídias sociais ou pela visão do próprio Obama, presente em seus discursos.
Palavras-chave: Publicidade
Identidade
Marca
Idioma: por
Citação: BERTOTTI, Júlio Cesar Nehring. A identidade visual de marca de Barack Obama. 2013. 71 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/327
Data do documento: 4-Set-2014
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