Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/936
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A circulação da notícia em tempos de cibercultura no caso do “argentino que esqueceu sua esposa no posto de combustível”
metadata.dc.creator: Moraes, Matheus
metadata.dc.contributor.advisor1: Friderichs, Bibiana de Paula
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a notícia circula em tempos de cibercultura, a partir do caso do “Argentino que esqueceu sua esposa no posto de combustível”, fato ocorrido em 13 de janeiro de 2016 e noticiado nos dias subsequentes, entre 14 e 17 de janeiro de 2016. Para isso, a pesquisa está organizada em três capítulos: os dois primeiros apresentam a fundamentação teórica e contemplam os conceitos de acontecimento, jornalismo, notícia, acontecimento jornalístico, cibercultura, ciberespaço e ciberacontecimento. Já o terceiro apresenta a análise do corpus de pesquisa, um estudo de caso exploratório e análise documental de 12 notícias publicadas sobre o caso, guiadas principalmente pelo critério de área de abrangência no âmbito local, estadual, nacional e internacional. Ao concluir a pesquisa podemos afirmar, de acordo com a análise, que a informação jornalística, que é o principal componente da notícia – principal produto do jornalismo -, a medida em que se distancia do ponto de origem do acontecimento, tanto no que diz respeito ao valor de proximidade quanto de factualidade, perde força informativa e torna-se uma mercadoria. O caso deixou de ser um acontecimento jornalístico para se tornar um ciberacontecimento, visto que o inusitado - como critério de propagação da informação - predominou em detrimento do interesse público, sobretudo nos veículos internacionais.
Keywords: Jornalismo
Acontecimento jornalístico
Ciberacontecimento
Notícia
Circulação da notícia
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Artes e Comunicação - FAC
Citation: MORAES, Matheus. A circulação da notícia em tempos de cibercultura no caso do “argentino que esqueceu sua esposa no posto de combustível”. 2016. 70 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/936
Issue Date: 21-Jun-2016
Appears in Collections:CJOR - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2016Matheus Moraes.pdfMonografia Matheus Moraes923,2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.