Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/993
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Deserção de clientes: um estudo na SOL Créditos e Seguros
Autor(es): Silva, Arilson dos Santos da
Primeiro Orientador: Meurer, Aline Mara
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo encontrar os motivos de deserção dos clientes da empresa SOL Créditos e Seguros. Os clientes precisam sentir algo valioso e especial ao ter contato com uma organização. Nesse sentido, faz-se presente o marketing que procura atender, da melhor maneira possível, os clientes, a fim de mantê-los fiéis às marcas, além de atrair novos clientes. É importante entender o que impulsiona a deserção de clientes e tentar reduzir ou eliminar esses fatores. Outra maneira é aumentar as barreiras às trocas, mas as empresas devem tomar cuidado para que o cliente não perceba essas barreiras (LOVELOOK; WIRTZ, 2006). Foi realizado um estudo qualitativo e exploratório na empresa SOL Créditos e Seguros, localizada no Centro, Soledade/RS, sob forma de um estudo de caso. Para a análise, foram utilizados dados primários, coletados através de roteiros de entrevistas aplicados com os clientes que não realizavam negócios com a empresa há mais de 2 anos. Teve como objetivo central, encontrar os motivos de deserção dos clientes da empresa. A partir dos dados levantados, concluiu-se que os principais motivos de deserção foram: a falta de estratégias de fidelidade, a falta de diferenciação da empresa, as ações da concorrência, a demora na liberação do crédito e pelos clientes terem pessoas conhecidas na concorrência. Ainda, foram indicadas possíveis ações a serem desempenhadas pela empresa, visando a reduzir ou eliminar as falhas que ocasionam a deserção dos clientes.
Palavras-chave: Administração de empresas
Marketing
Deserção
Fidelização
Relacionamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC
Citação: SILVA, Arilson dos Santos da. Deserção de clientes: um estudo na SOL Créditos e Seguros. 2016. 56 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Soledade, RS, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/993
Data do documento: 6-Dez-2016
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOL2016ARILSON DOS SANTOS DA SILVA.pdfMonografia Arilson Dos Santos Da Silva317,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.