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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPolese, Bernardo-
dc.date.accessioned2017-08-29T12:41:12Z-
dc.date.available2017-08-29-
dc.date.available2017-08-29T12:41:12Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.identifier.citationPOLESE, Bernardo. Dispositivo de telemetria veicular multiprotocolo com transmissão via internet. 2017. 75 f. Trabalho final de graduação (Engenheiro Eletricista). Curso de Engenharia Elétrica. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1233-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2017-08-29T12:41:12Z No. of bitstreams: 1 PF2017Bernardo Polese.pdf: 3799364 bytes, checksum: 315cff33754d92446dc44df6a17885bb (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectTelemetriapt_BR
dc.subjectCANpt_BR
dc.subjectJ1939pt_BR
dc.subjectJ1708pt_BR
dc.subjectServidor TCPpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleDispositivo de telemetria veicular multiprotocolo com transmissão via internetpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Levandoski, Joan Michel-
dc.description.resumoCom a finalidade em agilizar e facilitar a manutenção e diagnóstico de veículos e seus periféricos, é importante acessar seus parâmetros em tempo real. Em alguns casos, especialmente quando se trata dos periféricos, a maioria dos técnicos não possui conhecimento suficiente para compreender o que está acontecendo, e a equipe de engenharia pode ser acionada para solucionar o problema. Do ponto de vista da equipe de engenharia, quando a demanda em campo aumenta não é fácil atravessar todo o país para analisar cada veículo em um curto espaço tempo. Portanto foi solicitado pela equipe de engenharia da Cielo Telecom Ltda o projeto de um Dispositivo de Telemetria Veicular Multiprotocolo com Transmissão via Internet, o qual possui a função de coletar parâmetros de veículos pesados, que contenham barramentos CAN (Controller Area Network) padrão J1939 e J1708 e transmitir esses dados a um software, que executará um servidor TCP para o monitoramento e decodificação da leitura em tempo de execução. O Protocolo CAN é abordado de maneira mais profunda, visto que foi desenvolvido para fins automotivos. Os padrões J1939 e J1708 foram desenvolvidos pela SAE (Society of Automotive Engineers) com a finalidade de criar uma norma que abrangesse todos os parâmetros em uma rede veicular. Juntamente com a Interface FMS (Fleet Management System) os principais parâmetros foram padronizados, a fim de facilitar a realização de telemetria por terceiros. Os conceitos do Protocolo TCP são apresentados devido à necessidade do desenvolvimento do software que operará como servidor e decodificador da telemetria realizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura - FEARpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAR - Curso de Engenharia Elétrica - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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