Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParpinelli, Jéssica-
dc.date.accessioned2018-01-13T18:03:30Z-
dc.date.available2018-01-15-
dc.date.available2018-01-13T18:03:30Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.identifier.citationPARPINELLI, Jéssica. A imagem fotográfica e a cultura visual no ensino da arte: valorizando culturas. 2017. 78 f. Monografia (Licenciado em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1292-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-01-13T18:03:30Z No. of bitstreams: 1 PF2017Jessica Parpinelli.pdf: 2674454 bytes, checksum: f92741e6ba8b20725da53bac6dbbe4ac (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-13T18:03:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Jessica Parpinelli.pdf: 2674454 bytes, checksum: f92741e6ba8b20725da53bac6dbbe4ac (MD5) Previous issue date: 2017-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectCultura localpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEnsino da artept_BR
dc.titleA imagem fotográfica e a cultura visual no ensino da arte: valorizando culturaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Margarida Brandina Pantaleão da-
dc.description.resumoA pesquisa se constitui em um estudo que parte da ideia de apresentar como a cultura visual pode ser levada para dentro das salas de aula no ensino das artes na contemporaneidade através de metodologias que tragam a linguagem fotográfica, desenvolvendo um olhar específico para a cultura onde os educandos estão inseridos e que faz parte do seu cotidiano. O Trabalho de Conclusão de Curso, se desenvolveu através de pesquisas bibliográficas, onde ao mesmo tempo que estava em desenvolvimento o estágio supervisionado IV e que por meio do mesmo foi planejada e construída a ideia de se desenvolver um estudo de campo juntamente com a pesquisa, a partir da elaboração de uma proposta pedagógica dos temas abordados, vinculando os dois acreditando que a prática em sala de aula poderia oferecer um outro entendimento mais aprofundado do tema que está sendo abordado. A proposta pedagógica se desenvolveu em uma escola estadual no Rio Grande do Sul, durante dois meses com um turma de 1º ANO do Ensino Médio. A proposta pedagógica consiste em mostrar apresentar aos educandos pelo viés da cultura visual como método de estudo a realidade e a importância que a cultura local/popular onde eles estão inseridos proporciona, desencadeando assim uma valorização. Juntamente com a valorização da cultura local/popular, trabalhar com a linguagem fotográfica oportunizando um olhar sobre a importância que a fotografia pode nos apresentar. O ensino da arte desenvolve a capacidade, a compreensão e o aprender dos educandos, isso se permite através de metodologias, que efetivamente tragam a realidade que os educandos estão inseridos, oportunizando assim o interesse para que eles encontrem os resultados do que foi trabalhado e que entendam e valorizem a sua realidade cultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Jessica Parpinelli.pdfMonografia Jéssica Parpinelli2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.