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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Gabriel Carvalho-
dc.date.accessioned2018-01-13T19:15:35Z-
dc.date.available2018-01-15-
dc.date.available2018-01-13T19:15:35Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.identifier.citationMELO, Gabriel Carvalho. Arte libertária: o grafite e a pixação como meio de protesto. 2017. 44 f. Monografia (Licenciado em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1293-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-01-13T19:15:35Z No. of bitstreams: 1 PF2017Gabriel Carvalho Melo.pdf: 900170 bytes, checksum: 76c56087a9d4b938152fe5ef68b64f9b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectGrafitept_BR
dc.subjectProtestopt_BR
dc.subjectLibertaçãopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleArte libertária: o grafite e a pixação como meio de protestopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Margarida Brandina Pantaleão da-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta as questões do grafite e da pixação, mais especificamente analisando como ambos são usados como uma forma de protesto, nos aspectos estudantil, político e social. Nos apropriaremos de vários estudos teóricos, entre eles, autores como: Paulo Freire, Michel Justamand, Celso Gitahy, Teresa do Rio Caldeira entre outros, para apresentar a questão histórica das duas intervenções, seu surgimento no Brasil e no restante do mundo e as diferenças, e como a mesma pode ser usada como forma de libertação dos homens. Será apresentado um dos profissionais mais reconhecidos dentro da pichação e também do grafite e suas trajetórias no cotidiano contemporâneo em que estão inseridos. Refletimos também com base nas referências sobre as discussões acerca desses trabalhos, e o que os mesmos tem a dizer, sendo apropriados como forma de reinvindicação por direitos, igualdade e outras questões, como essas intervenções se fazem presentes no cotidiano dos espaços urbanos, sendo uma forma de voz dos que são invisíveis dentro da sociedade, contemporânea e a libertação que os mesmos buscam a partir de seus trabalhos criados, se apropriando da cidade e a transformando em galeria a céu aberto, democrática e livre, uma exposição ao ar livre, disponível e acessível a todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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