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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, José Anildo Brum da-
dc.date.accessioned2018-01-13T22:25:02Z-
dc.date.available2018-01-15-
dc.date.available2018-01-13T22:25:02Z-
dc.date.issued2017-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, José Anildo Brum da. Bruegel e a cultura rio-grandense: do passado ao presente, o folclore, o lúdico e o brincar. 2017. 30 f. Monografia (Licenciado em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1295-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2018-01-13T22:25:02Z No. of bitstreams: 1 PF2017Jose Anildo Brum da Silva.pdf: 674446 bytes, checksum: 7ac6c05a13596ca310fdb3325f4e6fd5 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectBruegelpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectCTG (Centro de Tradições Gaúcha)pt_BR
dc.titleBruegel e a cultura rio-grandense: do passado ao presente, o folclore, o lúdico e o brincarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cesaro, Margarete Teresinha Barriquel de-
dc.description.resumoO quadro pintado por volta de 1560 pelo artista Pieter Bruegel é um registo histórico da forma de divertimento em pequenos povoados no período do Renascimento. Essa obra perpassou os tempos e continua a encantar pela riqueza dos detalhes e pelo seu contexto. Na atualidade, muito se discute a forma de interagir entre as pessoas desde as mais novas às mais velhas. No entanto, um problema pertinente, por questões tecnológicas, as pessoas estão cada vez mais em frente de telas interativas e se esquecem de interagir entre elas no seu cotidiano. Em determinadas culturas, a presença das representações do quadro “Jogos Infantis” é marcada pelo cunho folclórico, porém está se perdendo aos poucos. No Rio Grande do Sul, entidades tradicionalistas preservam a cultura local e regional. A presença das representações do quadro também está presente na cultura Rio-grandense, pois as entidades tradicionalistas, além de preservar a cultura do sul do país, utilizam dos brinquedos, jogos e brincadeiras folclóricos e o lúdico como um dos meios para atrair as novas gerações a se integrarem nessas entidades. Dessa forma, faz-se necessário conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros de tradições gaúchas. A arte, o lúdico, o folclore e a cultura como um todo, são ferramentas que contribuem para a construção do indivíduo com sua própria identidade, que pode ou poderá se construir pelo ato de brincar, imaginar e criar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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