Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Lissara Kaiuane Delphino-
dc.date.accessioned2018-04-19T05:10:29Z-
dc.date.available2018-04-20-
dc.date.available2018-04-19T05:10:29Z-
dc.date.issued2016-12-05-
dc.identifier.citationALVES, Lissara Kaiuane Delphino. É tarde para saber e o (hiper) jovem contemporâneo. 2016. 74 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1375-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-04-19T05:10:29Z No. of bitstreams: 1 PF2016Lissara Kaiuane Delphino Alves.pdf: 1009614 bytes, checksum: 529dfd8c672cf5d88d707725432098fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-19T05:10:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2016Lissara Kaiuane Delphino Alves.pdf: 1009614 bytes, checksum: 529dfd8c672cf5d88d707725432098fe (MD5) Previous issue date: 2016-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorpt_BR
dc.subjectPráticas leitoraspt_BR
dc.subjectJosué Guimarãespt_BR
dc.titleÉ tarde para saber e o (hiper) jovem contemporâneopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rettenmaier, Miguel-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar os efeitos produzidos pelas multimídias em práticas leitoras, tendo como base o romance É tarde para saber, do autor Josué Guimarães. As mudanças tecnológicas são cada vez mais crescentes em todos os âmbitos sociais. Logo, a forma de ler e compreender a leitura também se modificou. Nesse sentido, a partir de teorias na área de leitura e formação de leitor, juntamente aos novos estudos voltados à expansão das múltiplas mídias no processo de ensino-aprendizagem da leitura, organizou-se uma pesquisa-ação visando compreender como ocorre a recepção de um romance produzido em outro contexto histórico para jovens leitores, frente ao desafiador cenário escolar brasileiro. A ação da pesquisa se deu a partir da elaboração e aplicação de uma prática leitora numa turma de segunda série do ensino médio, projetando possíveis resultados pelo viés da produção dos alunos ao final do processo. Mediante tais resultados, foi possível refletir sobre a importância da literatura na formação social e intelectual do indivíduo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2016Lissara Kaiuane Delphino Alves.pdfMonografia Lissara Kaiuane Delphino Alves985,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.