Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPiovesan, Ana Valéria-
dc.date.accessioned2018-06-03T04:29:31Z-
dc.date.available2018-06-04-
dc.date.available2018-06-03T04:29:31Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.citationPIOVESAN, Ana Valéria. Articuladores textuais e seu papel na construção da argumentação em textos dissertativos. 2017. 48 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1416-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-06-03T04:29:31Z No. of bitstreams: 1 PF2017Ana Valeria Piovesan.pdf: 234992 bytes, checksum: 67b8a1864336dd3fbf928bde983479c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-03T04:29:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Ana Valeria Piovesan.pdf: 234992 bytes, checksum: 67b8a1864336dd3fbf928bde983479c4 (MD5) Previous issue date: 2017-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectArticuladores textuaispt_BR
dc.subjectConectores textuaispt_BR
dc.subjectCoesãopt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.titleArticuladores textuais e seu papel na construção da argumentação em textos dissertativospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cayser, Elisane Regina-
dc.description.resumoTodo discurso tem um viés argumentativo que trata de fundamentar ideias e pontos de vista com a finalidade de persuadir ou convencer interlocutor. Para organizar a argumentação dentro do texto, existem elementos que relacionam as ideias e estabelecem relações de sentido, além de organizar os argumentos. Esses elementos são os articuladores textuais, que além de estabelecerem a coesão, também reforçam ideias e sentidos pretendidos. Baseado nisso, o presente estudo consiste em analisar o funcionamento desses articuladores em textos dissertativos de alunos que ingressam na universidade. Para isso, é abordada a questão dos conectores e da polifonia e, na sequência, analisada as produções de textos de alunos nos níveis iniciais de um curso da Universidade de Passo Fundo levando em consideração todos os aspectos abordados. Por fim, constata-se que alguns alunos não sabem como utilizar esses conectores e por esse motivo acaba comprometendo a argumentação e coesão do texto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2017Ana Valeria Piovesan.pdfMonografia Ana Valéria Piovesan229,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.