Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1416
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Piovesan, Ana Valéria | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-03T04:29:31Z | - |
dc.date.available | 2018-06-04 | - |
dc.date.available | 2018-06-03T04:29:31Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.citation | PIOVESAN, Ana Valéria. Articuladores textuais e seu papel na construção da argumentação em textos dissertativos. 2017. 48 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1416 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-06-03T04:29:31Z No. of bitstreams: 1 PF2017Ana Valeria Piovesan.pdf: 234992 bytes, checksum: 67b8a1864336dd3fbf928bde983479c4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-06-03T04:29:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2017Ana Valeria Piovesan.pdf: 234992 bytes, checksum: 67b8a1864336dd3fbf928bde983479c4 (MD5) Previous issue date: 2017-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Articuladores textuais | pt_BR |
dc.subject | Conectores textuais | pt_BR |
dc.subject | Coesão | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.title | Articuladores textuais e seu papel na construção da argumentação em textos dissertativos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cayser, Elisane Regina | - |
dc.description.resumo | Todo discurso tem um viés argumentativo que trata de fundamentar ideias e pontos de vista com a finalidade de persuadir ou convencer interlocutor. Para organizar a argumentação dentro do texto, existem elementos que relacionam as ideias e estabelecem relações de sentido, além de organizar os argumentos. Esses elementos são os articuladores textuais, que além de estabelecerem a coesão, também reforçam ideias e sentidos pretendidos. Baseado nisso, o presente estudo consiste em analisar o funcionamento desses articuladores em textos dissertativos de alunos que ingressam na universidade. Para isso, é abordada a questão dos conectores e da polifonia e, na sequência, analisada as produções de textos de alunos nos níveis iniciais de um curso da Universidade de Passo Fundo levando em consideração todos os aspectos abordados. Por fim, constata-se que alguns alunos não sabem como utilizar esses conectores e por esse motivo acaba comprometendo a argumentação e coesão do texto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Appears in Collections: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PF2017Ana Valeria Piovesan.pdf | Monografia Ana Valéria Piovesan | 229,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.