Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1473
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cunha, Paula Rios da | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-15T04:23:50Z | - |
dc.date.available | 2018-08-16 | - |
dc.date.available | 2018-08-15T04:23:50Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-29 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Paula Rios da. Gêneros textuais e as implicações para o letramento de adultos. 2018. 66 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1473 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-08-15T04:23:50Z No. of bitstreams: 1 PF2018Paula Rios da Cunha.pdf: 1386671 bytes, checksum: fd5c1e8de983ba6012688b106ae76f09 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-15T04:23:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Paula Rios da Cunha.pdf: 1386671 bytes, checksum: fd5c1e8de983ba6012688b106ae76f09 (MD5) Previous issue date: 2018-06-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.title | Gêneros textuais e as implicações para o letramento de adultos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moraes, Gisele Benck de | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho discorre sobre a análise de conteúdo dos materiais utilizados em sala de aula para a alfabetização de jovens e adultos em uma escola estadual da cidade de Passo Fundo/RS. A partir da verificação dos gêneros aplicados, (com base nos estudos de Gêneros Textuais do teórico Luiz Antônio Marcuschi) e as temáticas abordadas nos mesmos, discute-se em que grau foram levados em conta aspectos como: a faixa etária, a promoção da interatividade e o contexto de vida dos alunos para inseri-los no mundo da escrita, segundo as teorias do letramento apresentadas por Angela Kleiman e do sociointeracionismo, do pesquisador Lev Vygotsky. Visto que os mais recentes estudos dessas áreas preconizam pelo trabalho que represente sentido àquele que aprende, tornando o processo significativo e instigando a participação. O que, nesse caso, colabora diretamente para estimular os mecanismos cognitivos de assimilação dos códigos escritos. A metodologia empregada foi a análise dos materiais aplicados em aula, com base na pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. Os resultados obtidos demonstraram que o material utilizado não estava adequado à efetiva consumação do processo de ensino-aprendizagem, por não contemplar as temáticas de acordo com a idade dos alunos, prejudicando a permanência e o avanço dos mesmos no curso de EJA e sua consequente inserção na sociedade formal. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2018Paula Rios da Cunha.pdf | Monografia Paula Rios da Cunha | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.