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dc.creatorCunha, Paula Rios da-
dc.date.accessioned2018-08-15T04:23:50Z-
dc.date.available2018-08-16-
dc.date.available2018-08-15T04:23:50Z-
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citationCUNHA, Paula Rios da. Gêneros textuais e as implicações para o letramento de adultos. 2018. 66 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1473-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2018-08-15T04:23:50Z No. of bitstreams: 1 PF2018Paula Rios da Cunha.pdf: 1386671 bytes, checksum: fd5c1e8de983ba6012688b106ae76f09 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.titleGêneros textuais e as implicações para o letramento de adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Gisele Benck de-
dc.description.resumoO presente trabalho discorre sobre a análise de conteúdo dos materiais utilizados em sala de aula para a alfabetização de jovens e adultos em uma escola estadual da cidade de Passo Fundo/RS. A partir da verificação dos gêneros aplicados, (com base nos estudos de Gêneros Textuais do teórico Luiz Antônio Marcuschi) e as temáticas abordadas nos mesmos, discute-se em que grau foram levados em conta aspectos como: a faixa etária, a promoção da interatividade e o contexto de vida dos alunos para inseri-los no mundo da escrita, segundo as teorias do letramento apresentadas por Angela Kleiman e do sociointeracionismo, do pesquisador Lev Vygotsky. Visto que os mais recentes estudos dessas áreas preconizam pelo trabalho que represente sentido àquele que aprende, tornando o processo significativo e instigando a participação. O que, nesse caso, colabora diretamente para estimular os mecanismos cognitivos de assimilação dos códigos escritos. A metodologia empregada foi a análise dos materiais aplicados em aula, com base na pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. Os resultados obtidos demonstraram que o material utilizado não estava adequado à efetiva consumação do processo de ensino-aprendizagem, por não contemplar as temáticas de acordo com a idade dos alunos, prejudicando a permanência e o avanço dos mesmos no curso de EJA e sua consequente inserção na sociedade formal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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