Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pereira, Alice Sossmeier | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-09T21:41:53Z | - |
dc.date.available | 2019-04-09 | - |
dc.date.available | 2019-04-09T21:41:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Alice Sossmeier. Qualidade de vida no trabalho: um fator determinante para o bem-estar docente em escolas públicas. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1636 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-04-09T21:41:53Z No. of bitstreams: 1 PF2018Alice Sossmeier Pereira.pdf: 456394 bytes, checksum: cdf37e151b4dc8fb5cd1baf608606f4b (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-04-09T21:41:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Alice Sossmeier Pereira.pdf: 456394 bytes, checksum: cdf37e151b4dc8fb5cd1baf608606f4b (MD5) Previous issue date: 2018-12-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Administração de empresas | pt_BR |
dc.subject | Atividade docente | pt_BR |
dc.subject | Bem-estar | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.title | Qualidade de vida no trabalho: um fator determinante para o bem-estar docente em escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tatim, Denise Carvalho | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou analisar como as condições do trabalho docente influenciam a qualidade de vida, o bem-estar e o desempenho dos professores de uma Escola Municipal e uma Escola Estadual na cidade de Passo Fundo. A pesquisa teve abordagem, quantitativa e procedimento técnico do tipo levantamento. Para coleta de dados foi utilizado um questionário do tipo escala, o qual foi na Escola Municipal a 31 professores e na Escola Estadual a 27 professores. De um modo geral ficou perceptível que os professores de ambas as escolas, valorizam o seu trabalho, referem realizar o seu trabalho com amor, sentem-se felizes e seguros em relação a si mesmos, porém se ressentem de condições de trabalho consideradas por eles como insatisfatórias, destacando-se o salário, que atualmente é considerado pelos respondentes defasado e incompatível com as funções desempenhadas. Na Escola Estadual foi observado o grau mais elevado de insatisfação em relação a esse fator. A remuneração além de exercer um papel concreto no padrão de vida das pessoas tem o papel de conferir o reconhecimento e a valorização, podendo ocasionar a desmotivação. Outro fator que chama atenção é o estresse que eles passam dentro da sala de aula, podendo resultar em problemas de saúde e absenteísmo, fazendo com os professores desistam de prosseguir com a profissão. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEAC | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2018Alice Sossmeier Pereira.pdf | Monografia Alice Sossmeier Pereira | 445,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.