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dc.creatorPereira, Alice Sossmeier-
dc.date.accessioned2019-04-09T21:41:53Z-
dc.date.available2019-04-09-
dc.date.available2019-04-09T21:41:53Z-
dc.date.issued2018-12-04-
dc.identifier.citationPEREIRA, Alice Sossmeier. Qualidade de vida no trabalho: um fator determinante para o bem-estar docente em escolas públicas. 2018. 59 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1636-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-04-09T21:41:53Z No. of bitstreams: 1 PF2018Alice Sossmeier Pereira.pdf: 456394 bytes, checksum: cdf37e151b4dc8fb5cd1baf608606f4b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-09T21:41:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Alice Sossmeier Pereira.pdf: 456394 bytes, checksum: cdf37e151b4dc8fb5cd1baf608606f4b (MD5) Previous issue date: 2018-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectAtividade docentept_BR
dc.subjectBem-estarpt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.titleQualidade de vida no trabalho: um fator determinante para o bem-estar docente em escolas públicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tatim, Denise Carvalho-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou analisar como as condições do trabalho docente influenciam a qualidade de vida, o bem-estar e o desempenho dos professores de uma Escola Municipal e uma Escola Estadual na cidade de Passo Fundo. A pesquisa teve abordagem, quantitativa e procedimento técnico do tipo levantamento. Para coleta de dados foi utilizado um questionário do tipo escala, o qual foi na Escola Municipal a 31 professores e na Escola Estadual a 27 professores. De um modo geral ficou perceptível que os professores de ambas as escolas, valorizam o seu trabalho, referem realizar o seu trabalho com amor, sentem-se felizes e seguros em relação a si mesmos, porém se ressentem de condições de trabalho consideradas por eles como insatisfatórias, destacando-se o salário, que atualmente é considerado pelos respondentes defasado e incompatível com as funções desempenhadas. Na Escola Estadual foi observado o grau mais elevado de insatisfação em relação a esse fator. A remuneração além de exercer um papel concreto no padrão de vida das pessoas tem o papel de conferir o reconhecimento e a valorização, podendo ocasionar a desmotivação. Outro fator que chama atenção é o estresse que eles passam dentro da sala de aula, podendo resultar em problemas de saúde e absenteísmo, fazendo com os professores desistam de prosseguir com a profissão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Appears in Collections:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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