Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1654
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFabiani, Kauane Fernanda-
dc.creatorBatistella, Patrícia Corrêa da Silva-
dc.date.accessioned2019-04-29T23:38:04Z-
dc.date.available2019-04-29-
dc.date.available2019-04-29T23:38:04Z-
dc.date.issued2018-11-21-
dc.identifier.citationFABIANI, Kauane Fernanda; BATISTELLA, Patrícia Corrêa da Silva. Perfil comunicativo de crianças com alterações de linguagem. 2018. 40 f. Artigo de conclusão de curso (Fonoaudiólogo). Curso de Fonoaudiologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1654-
dc.description.abstractObjective: To trace the communicative profile of the children between three and five years old who have as main complaint delay in the language, identify the development process that the child is in, and describe the main characteristics of the expressive language. Methods: The sample was consisted by 14 children (10 boys and 4 girls). The evaluation instrument used was the Protocol for Observation of the Cognitive and Expressive Language Development (PODCLE). The evaluations were performed individually with video recordings, and it lasted, on average, from 25 minutes for further transcription and analysis. Results: The most of the children presented inadequate linguistic cognitive development according to the expected stage for the age, obtaining as main characteristics of the expressive language the imitation of gestures and representations, accompanied by some vocalizations. Conclusion: With this study it was realized that the children are delayed to the age inserted between the firsts stages of the sensory motor period. They obtained an inadequate cognitive development, resulting in a greater delay to acquire the expressive language, and the protocol was considered adequate to identify children who have developmental delays and relate to the presented difficulties.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-04-29T23:38:04Z No. of bitstreams: 1 PF2018Kauane Fernanda Fabiani e Patricia Correa da Silva Batistella.pdf: 584465 bytes, checksum: 7523c21b9b242ca27e0fb791ecd0fa62 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-29T23:38:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2018Kauane Fernanda Fabiani e Patricia Correa da Silva Batistella.pdf: 584465 bytes, checksum: 7523c21b9b242ca27e0fb791ecd0fa62 (MD5) Previous issue date: 2018-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de linguagempt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectTestes de linguagempt_BR
dc.titlePerfil comunicativo de crianças com alterações de linguagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ardenghi, Luciana Grolli-
dc.description.resumoObjetivo: Traçar o perfil comunicativo de crianças entre três e cinco anos de idade que possuem como principal queixa atraso na linguagem, identificar o processo de desenvolvimento que a criança se encontra, e descrever as principais características da linguagem expressiva. Métodos: A amostra foi composta por 14 crianças (10 meninos e 4 meninas). O instrumento de avaliação utilizado foi o Protocolo para Observação do Desenvolvimento Cognitivo e de Linguagem Expressiva (PODCLE). As avaliações foram realizadas individualmente com gravações em vídeo, e obteve duração, em média, de 25 minutos, para posterior transcrição e analise. Resultados: A maioria das crianças apresentaram desenvolvimento cognitivo linguístico inadequado de acordo com a fase esperada para a idade, obtendo como principais características da linguagem expressiva a imitação de gestos e representações, acompanhadas de algumas vocalizações. Conclusão: Percebeu se com esse estudo que as crianças estão atrasadas para a idade inseridos entre as primeiras fases do período sensório motor. Obtiveram um desenvolvimento cognitivo inadequado, ocasionando maior atraso para adquirir a linguagem expressiva, e o protocolo foi considerado adequado para identificar crianças que tenham atraso no desenvolvimento e relacionar com as dificuldades apresentadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas - ICBpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:ICB - Curso de Fonoaudiologia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Kauane Fernanda Fabiani e Patricia Correa da Silva Batistella.pdfArtigo de conclusão de curso de Kauane Fernanda Fabiani e Patricia Correa da Silva Batistella570,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.