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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarchi, Nadine De-
dc.date.accessioned2019-06-13T22:33:46Z-
dc.date.available2019-06-13-
dc.date.available2019-06-13T22:33:46Z-
dc.date.issued2018-10-31-
dc.identifier.citationMARCHI, Nadine De. A participação e a cidadania das crianças na educação infantil. 2018. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1704-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-06-13T22:33:46Z No. of bitstreams: 1 PF2018Nadine De Marchi.pdf: 120973 bytes, checksum: bfcc3186c806e7005843e854ed05ce26 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMediação docentept_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.titleA participação e a cidadania das crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Farenzena, Rosana Coronetti-
dc.description.resumoEsse artigo tem como objetivo compreender como se dão as relações da participação das crianças na prática da educação infantil. Para o propósito refletirá sobre os paradoxos do cotidiano escolar e os conflitos entre adultos e crianças. Por fim, fará a defesa da escola como um espaço para o exercício da cidadania, num contexto em que essa condição está por ser afirmada em grande parte das instituições de educação infantil. O artigo fundamenta, com base nos estudos da criança, a legitimidade da participação infantil nos diversos processos decisivos da vida na escola, especialmente nos cotidianos socializadores e de aprendizagem. Aborda ainda os direitos das crianças no que se refere ao equilíbrio entre o direito de participação e proteção. A escola tem um papel imprescindível na construção da cidadania das crianças, sendo o primeiro espaço que, normalmente, elas frequentam fora da própria família. Considerar a criança como um futuro cidadão é bem diferente que considerar ela como um cidadão no presente, condição que ocupa efetivamente a partir de uma estratégia didática construída coletivamente, por adultos e crianças. Nessa lógica a escola se converte em comunidade educadora, que em nada lembra uma educação centrada no professor, alienada das características e, capacidades das crianças. Quando prevalece uma organização que concentra poder de decisão nos adultos estabelece-se uma carga de tensões entre gerações, o que é explícito em sala de aula, na relação professor e aluno. As crianças precisam ter voz ativa desde a educação infantil, para decidir o que diz respeito a si mesmas. O diálogo (se expressar e ser ouvido), se presente em sala de aula, oportuniza um “compartilhamento do poder”, estruturante da escola democrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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