Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1739
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPerin, Cristiane-
dc.date.accessioned2019-09-13T14:47:02Z-
dc.date.available2019-09-13-
dc.date.available2019-09-13T14:47:02Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationPERIN, Cristiane. Multiletramentos e HQ: uma proposta de trabalho com tiras da Mafalda. 2019. 51 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1739-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-09-13T14:47:02Z No. of bitstreams: 1 PF2019Cristiane Perin.pdf: 3121817 bytes, checksum: 349390cd9ff71c87893886cb3a3226f3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-13T14:47:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2019Cristiane Perin.pdf: 3121817 bytes, checksum: 349390cd9ff71c87893886cb3a3226f3 (MD5) Previous issue date: 2019-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectHQpt_BR
dc.subjectMúltiplas linguagenspt_BR
dc.titleMultiletramentos e HQ: uma proposta de trabalho com tiras da Mafaldapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Crestani, Luciana Maria-
dc.description.resumoO presente trabalho intitulado ―Multiletramentos e HQ: uma proposta de trabalho com tiras da Mafalda‖ tem como objetivo a compreensão dos elementos verbais e não verbais implicados na construção de sentido das tiras da Mafalda, do cartunista Quino. As reflexões teóricas que embasam este trabalho têm como fonte, principalmente, concepções de estudiosos dos letramentos e multiletramentos — Angela Kleiman (2005), Roxane Rojo (2013), Magda Soares (2009, 2014) — e preceitos estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e na Base Comum Curricular (2017). Também se destacam os estudos de Paulo Ramos (2017, 2018) sobre as tiras. Dada a importância da aplicação de atividades que desenvolvam competências de leitura associadas do gênero em pauta – as tiras, propõe-se, após as reflexões teóricas, uma sequência didática a partir da exploração de tiras da personagem Mafalda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2019Cristiane Perin.pdfMonografia Cristiane Perin3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.