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dc.creatorTomazoni, Mônica Lubian-
dc.date.accessioned2019-09-17T13:21:09Z-
dc.date.available2019-09-17-
dc.date.available2019-09-17T13:21:09Z-
dc.date.issued2019-06-24-
dc.identifier.citationTOMAZONI, Mônica Lubian. A representação do negro na obra Coragem não tem cor de Marcia Kupstas. 2019. 40 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1745-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2019-09-17T13:21:09Z No. of bitstreams: 1 PF2019Monica Lubian Tomazoni.pdf: 509020 bytes, checksum: 5ce6a360bac2b755dfc577bca0c31bc1 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura juvenil brasileiraspt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectPersonagens negrospt_BR
dc.subjectMarcia Kupstapt_BR
dc.titleA representação do negro na obra Coragem não tem cor de Marcia Kupstaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Aquino, Ivania Campigotto-
dc.description.resumoSabe-se que a sociedade brasileira é multiétnica e plurirracial, contudo, isso nem sempre reflete no ambiente artístico. De maneira geral, os meios ficcionais são compostos majoritariamente por personagens brancos, esses ganham posição de destaque, são bem vistos e valorizados. Aos negros, comumente, cabem os papéis secundários, os quais são dotados de estereótipos, reducionismo e depreciação de sua imagem. Em vista disso, torna-se relevante atentar a uma literatura distinta da qual costumamos ter contato. Logo, o presente trabalho acadêmico possui como objetivo analisar a representação do negro na obra Coragem não tem cor, da autora brasileira Marcia Kupstas. O estudo busca, igualmente, examinar e identificar os elementos inovadores que rompem com as concepções tradicionais da literatura, assim como a contribuição para a formação crítica do jovem leitor, a emancipação e a ampliação cultural. Baseia-se, para tanto, em uma revisão bibliográfica, calcada em alguns teóricos da literatura como Antonio Candido, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Nelly Novaes Coelho, e outros voltados ao estudo do negro, como o antropólogo Darcy Ribeiro, a estudiosa Ana Lúcia Valente. Da mesma forma, na leitura interpretativa da obra, avaliando os personagens e as situações vivenciadas na narrativa. Assim, foi possível, por meio deste trabalho, compreender que a arte literária desempenha um papel humanizador na vida dos leitores, amplia suas percepções, rompendo com os preconceitos e visões estigmatizadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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