Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1765
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Juliana Anhaia de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T23:41:58Z | - |
dc.date.available | 2019-09-25 | - |
dc.date.available | 2019-09-26T23:41:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-17 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Juliana Anhaia de. A importância do desenho no desenvolvimento infantil e suas significações para além dos estereótipos. 2019. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1765 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-09-26T23:41:58Z No. of bitstreams: 1 PF2019Juliana Anhaia de Oliveira.pdf: 112361 bytes, checksum: 43068cd340ba449b4aaf663a22c23799 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-09-26T23:41:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2019Juliana Anhaia de Oliveira.pdf: 112361 bytes, checksum: 43068cd340ba449b4aaf663a22c23799 (MD5) Previous issue date: 2019-06-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject | Fases do desenho | pt_BR |
dc.subject | Interpretação | pt_BR |
dc.subject | Estereótipo | pt_BR |
dc.title | A importância do desenho no desenvolvimento infantil e suas significações para além dos estereótipos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Foschiera, Elisabeth Maria | - |
dc.description.resumo | O presente artigo possibilita que se compreenda a importância do desenho no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista uma análise teórica acerca dos estágios do desenho segundo os estudos de Lowenfeld e Brittain. O objetivo do trabalho é analisar os pontos negativos referentes ao uso dos desenhos estereotipados, além de expor que quando o educador opta pelo desenho impresso ele estará propondo uma atividade que reduz a criatividade das crianças. O desenho deve servir de instrumento para conhecer a criança, uma vez que ela revela inconscientemente sentimentos e emoções, podendo indicar os caminhos para que se compreenda possíveis violências, traumas, abuso sexual e problemas pelos quais a criança está passando. Portanto, é necessário que o professor tenha conhecimento sobre as fases do desenho para não cometer equívocos e, caso necessite, ao perceber que os desenhos apontam para possíveis violências, deve encaminhar a criança (ou o caso) para a rede de atendimento. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação - FAED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2019Juliana Anhaia de Oliveira.pdf | Artigo de conclusão de curso Juliana Anhaia de Oliveira | 109,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.