Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1765
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Juliana Anhaia de-
dc.date.accessioned2019-09-26T23:41:58Z-
dc.date.available2019-09-25-
dc.date.available2019-09-26T23:41:58Z-
dc.date.issued2019-06-17-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Juliana Anhaia de. A importância do desenho no desenvolvimento infantil e suas significações para além dos estereótipos. 2019. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1765-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2019-09-26T23:41:58Z No. of bitstreams: 1 PF2019Juliana Anhaia de Oliveira.pdf: 112361 bytes, checksum: 43068cd340ba449b4aaf663a22c23799 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-26T23:41:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2019Juliana Anhaia de Oliveira.pdf: 112361 bytes, checksum: 43068cd340ba449b4aaf663a22c23799 (MD5) Previous issue date: 2019-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectDesenho infantilpt_BR
dc.subjectFases do desenhopt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectEstereótipopt_BR
dc.titleA importância do desenho no desenvolvimento infantil e suas significações para além dos estereótipospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Foschiera, Elisabeth Maria-
dc.description.resumoO presente artigo possibilita que se compreenda a importância do desenho no desenvolvimento das crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo em vista uma análise teórica acerca dos estágios do desenho segundo os estudos de Lowenfeld e Brittain. O objetivo do trabalho é analisar os pontos negativos referentes ao uso dos desenhos estereotipados, além de expor que quando o educador opta pelo desenho impresso ele estará propondo uma atividade que reduz a criatividade das crianças. O desenho deve servir de instrumento para conhecer a criança, uma vez que ela revela inconscientemente sentimentos e emoções, podendo indicar os caminhos para que se compreenda possíveis violências, traumas, abuso sexual e problemas pelos quais a criança está passando. Portanto, é necessário que o professor tenha conhecimento sobre as fases do desenho para não cometer equívocos e, caso necessite, ao perceber que os desenhos apontam para possíveis violências, deve encaminhar a criança (ou o caso) para a rede de atendimento.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2019Juliana Anhaia de Oliveira.pdfArtigo de conclusão de curso Juliana Anhaia de Oliveira109,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.