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Campo DCValorIdioma
dc.creatorHeckler, Laiane-
dc.date.accessioned2021-07-09T00:21:10Z-
dc.date.available2021-07-08-
dc.date.available2021-07-09T00:21:10Z-
dc.date.issued2019-11-05-
dc.identifier.citationHECKLER, Laiane. Marketing sensorial: a exploração do olfato como estratégia de diferenciação. 2019. 54 f. Monografia (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/1987-
dc.description.provenanceSubmitted by Civaldo Alves Junior (civaldo@upf.br) on 2021-07-09T00:21:10Z No. of bitstreams: 1 PF2019Laiane Heckler.pdf: 495729 bytes, checksum: 65a6072940a25c962a27a7343edebecf (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMarketing sensorialpt_BR
dc.subjectOlfatopt_BR
dc.titleMarketing sensorial: a exploração do olfato como estratégia de diferenciaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Janine Fleith de-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo principal analisar a percepção dos entrevistados durante uma exploração olfativa com o intuito de avaliar se a exploração do olfato pode ser utilizada como estratégia de diferenciação mercadológica. Para atingir o propósito do estudo, procedeu-se, em primeiro momento o embasamento teórico pertinente ao assunto de acordo com os autores da área onde foram conceituadas as teorias de comportamento do consumidor e marketing sensorial. Posteriormente utilizou-se da metodologia de pesquisa qualitativa exploratória, conduzida através de um roteiro semi-estruturado baseado na técnica de pesquisa laddering, pois esta permite uma maior compreensão a respeito da percepção sensorial. Os entrevistados foram questionados com relação às suas preferências no tocante ao ambiente de clínico de consultórios de maneira geral e expostos a diferentes aromas, intencionalmente selecionados, através de aplicação em fitas olfativas, e convidados a falar livremente a respeito de suas memórias e emoções despertadas por cada aroma, com o intuito de descobrir o vínculo emocional percebido por cada aroma. Com relação aos resultados obtidos, identificou-se que a percepção sensorial de pacientes de clínicas psicológicas à aromatização proposta atingiu o objetivo proposto, entretanto cabem mais estudos a fim de compreender profundamente o impacto do aroma no comportamento do consumidor de serviços, também baseado nos resultados, foram propostas sugestões a clínicas de psicologia através da exploração do olfato e demais sentidos como diferencial mercadológico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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