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dc.creatorSilva Junior, Gilnei Alencar da-
dc.date.accessioned2022-03-07T19:03:23Z-
dc.date.available2022-03-07-
dc.date.available2022-03-07T19:03:23Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Gilnei Alencar da. O uso da estética visual do ato transgressor periférico : o Pixo de São Paulo e o Bomb de Passo Fundo. 2021. 43 f. Monografia (Bacharel em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Cidade, RS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2159-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2022-03-07T19:03:23Z No. of bitstreams: 1 PF2021Gilnei Alencar da Silva Junior.pdf: 2090495 bytes, checksum: e967c39a35ceb2b2ed6002ecb555392f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-07T19:03:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2021Gilnei Alencar da Silva Junior.pdf: 2090495 bytes, checksum: e967c39a35ceb2b2ed6002ecb555392f (MD5) Previous issue date: 2021-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectPixopt_BR
dc.subjectBombpt_BR
dc.subjectIntervenção urbanapt_BR
dc.subjectVandalismopt_BR
dc.titleO uso da estética visual do ato transgressor periférico : o Pixo de São Paulo e o Bomb de Passo Fundopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tomasini, Luciane Campana-
dc.description.resumoNa perspectiva de descaso político que acomete o país e os problemas causados pela pandemia de corona vírus, e assola principalmente a população mais pobre e periférica que acaba tendo sempre menos poder de fala e de reivindicação, surge a necessidade de observar as questões que englobam as atividades transgressoras periféricas em grandes centros e cidades do interior do país, pesquisa-se sobre o uso da estética visual do ato transgressor periférico tendo como eixo o Pixo de São Paulo e os Bomb’s, da cidade de Passo Fundo, a fim de entender como através do impacto visual e do ato de executar essas grafias, os praticantes dessas intervenções possuem a capacidade de se comunicar com o meio que estão inseridos. Para tanto, é necessário compreender o uso da estética das grafias utilizadas na prática da Pixação, refletir sobre a questão do posicionamento social dos pixadores perante a sociedade, compreender como surge e é utilizado os Bomb’s na cidade de Passo Fundo e relacionar em que medida a pixação vai de encontro com o fazer artístico. Realiza-se, então, uma pesquisa de finalidade básica estratégica, com objetivo descritivo e exploratório, sob o método hipotético-dedutivo, com abordagem qualitativa e realizada com procedimentos bibliográficos e documentais. Diante disso, verifica-se que essas intervenções urbanas possuem uma capacidade comunicacional direcionada principalmente para o âmbito de realização pessoal, seja ela social ou até mesmo profissionalmente, as grafias utilizadas e os locais escolhidos para a execução dessas intervenções possuem um apelo visual que tem como objetivo tanto chocar para expressar insatisfação, como marcar a área do sujeito que pratica a atividade e que houve a partir da grande incidência de pixação um grande movimento em direção ao campo das artes plásticas, o qual teve aproximações tanto do pixo para o meio da arte, quanto da arte para o campo da pixação, o que impõe a constatação de que essas intervenções possuem uma enorme capacidade de discursar e exteriorizar ideias e vontades no âmbito social e também pessoal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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