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dc.creatorAliprandini, Stefani Valente-
dc.date.accessioned2022-03-08T12:35:08Z-
dc.date.available2022-03-08-
dc.date.available2022-03-08T12:35:08Z-
dc.date.issued2021-11-14-
dc.identifier.citationALIPRANDINI, Stefani Valente. A arte indígena contemporânea enquanto prática decolonial : uma análise a partir da exposição Moquém Surarî : arte indígena contemporânea (2021). 2021. 55 f. Monografia (Bacharel em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Cidade, RS, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2163-
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Ferronato (fernandaf@upf.br) on 2022-03-08T12:35:08Z No. of bitstreams: 1 PF2021 Stefani Valente Aliprandini.pdf: 6329120 bytes, checksum: a01809e7c8a482965cb4e1e3bb5d9248 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArte indígena contemporâneapt_BR
dc.subjectPovos origináriospt_BR
dc.titleA arte indígena contemporânea enquanto prática decolonial : uma análise a partir da exposição Moquém Surarî : arte indígena contemporânea (2021)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tomasini, Luciane Campana-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo compreender a arte indígena contemporânea enquanto uma prática decolonial, a partir da observação da série de obras Vacas nas Terras de Makuniaimî - De Malditas a Desejadas, apresentada na exposição Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea, realizada no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 2021, como parte da programação expandida da 34ª Bienal de São Paulo. Para tanto, a fim de tensionar uma aproximação com os conceitos de colonialidade, modernidade e decolonialidade, realizou-se uma investigação bibliográfica a partir das concepções do pensador Aníbal Quijano e do grupo de intelectuais sul-americanos denominado Modernidad/Colonialidad. Já, no que diz respeito ao estudo da arte indígena contemporânea, bem como de suas implicações expressivas, poéticas e políticas e, de sua materialização na exposição Moquém_Surarî, utilizou-se o estudo de caso, onde os apontamentos e considerações do artista, curador e pensador Jaider Esbell e da antropóloga e pesquisadora Paula Berbert durante o curso Moquém-Surarî: caminhos de uma exposição de arte indígena contemporânea com Jaider Esbell e Paula Berbert, foram essenciais para a compreensão das diversas camadas relativas às cosmovisões, resistência e luta contra a colonização dos povos originários presentes na arte indígena contemporânea e, como elas se articulam na exposição em questão. Corroborando, assim, para uma revisão do conceito hegemônico de arte e visibilizando a pluralidade de povos e práticas artísticas anteriormente silenciados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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