Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Vitória dos-
dc.date.accessioned2022-04-04T17:29:38Z-
dc.date.available2022-04-04-
dc.date.available2022-04-04T17:29:38Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Vitória dos. Análise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejista. 2021. 66 f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2214-
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2022-04-04T17:29:38Z No. of bitstreams: 1 CAR2021VitóriadosSantos.pdf: 385739 bytes, checksum: c8412e4d50cda22a83df51b0ba5057d5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-04T17:29:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAR2021VitóriadosSantos.pdf: 385739 bytes, checksum: c8412e4d50cda22a83df51b0ba5057d5 (MD5) Previous issue date: 2021-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAnálise comparativapt_BR
dc.subjectE-commercept_BR
dc.subjectDemonstrações contábeispt_BR
dc.subjectIndicadores econômico-financeirospt_BR
dc.titleAnálise econômico-financeira: estudo comparativo da adoção do e-commerce no setor varejistapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bueno, Maria Elena Amaral Ferreira-
dc.description.resumoA análise de demonstrações contábeis dentro das organizações é utilizada como uma ferramenta de gestão imprescindível para uma empresa identificar as tomadas de decisões cabíveis para propiciar seu crescimento. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é comparar a adoção do e-commerce em empresas do setor varejista, por meio da análise econômico-financeira. Em relação a metodologia, trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, relacionada a pesquisa-diagnóstico. Assim, através da utilização da análise econômico-financeira, compararam-se os valores evidenciados pelas entidades nos anos de 2018, 2019 e 2020 e a influência da pandemia iniciada em 2020 nos valores apresentados nas demonstrações contábeis das respectivas companhias. Dessa forma, após a realização do estudo, com a análise vertical e horizontal foi possível visualizar no ano de 2020 um crescimento das vendas da Magazine Luiza S/A superior aos períodos passados, fato que pode ter sido influenciado pelo e-commerce, comércio que ganhou maior expansividade no mercado durante a pandemia. Entretanto, com a análise dos indicadores evidenciou-se que a Grazziotin S/A, mesmo sem adotar o comércio eletrônico, apresentou superioridade à Magazine Luiza S/A em relação aos indicadores de liquidez durante todo o período analisado. Em relação ao endividamento, a Magazine Luiza S/A utiliza mais recursos de terceiros do que próprios para financiar suas atividades, sendo o inverso na Grazziotin S/A. Já no que se refere aos indicadores de rentabilidade, as empresas apresentaram alternância em relação ao retorno sobre capital investido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Contabilidade - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAR2021VitóriadosSantos.pdfMonografia Vitória dos Santos376,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.