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dc.creatorPiccinini, Júlia Suzim-
dc.date.accessioned2022-09-05T20:00:43Z-
dc.date.available2022-09-05-
dc.date.available2022-09-05T20:00:43Z-
dc.date.issued2022-07-01-
dc.identifier.citationPICCININI, Júlia Suzim. Análise do processo de implantação do esocial em empresas dos grupos 2 e 3 em um escritório de contabilidade localizado na cidade de Passo Fundo/RS. 2022. 55 f. Monografia (Bacharel em Ciências Contábeis). Curso de Ciências Contábeis. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2275-
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2022-09-05T20:00:43Z No. of bitstreams: 1 PF2022JuliaSuzimPiccinini.pdf: 498301 bytes, checksum: f03449384d6f7a1c2f988bef63454da8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-09-05T20:00:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2022JuliaSuzimPiccinini.pdf: 498301 bytes, checksum: f03449384d6f7a1c2f988bef63454da8 (MD5) Previous issue date: 2022-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjecteSocialpt_BR
dc.subjectImplantaçãopt_BR
dc.subjectDepartamento pessoalpt_BR
dc.subjectSPEDpt_BR
dc.titleAnálise do processo de implantação do esocial em empresas dos grupos 2 e 3 em um escritório de contabilidade localizado na cidade de Passo Fundo/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosso, Victorino Piccinini-
dc.description.resumoO eSocial apresenta-se como um dos projetos pertencentes ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), contendo a finalidade de unificar a forma de prestação de informações ao Governo Federal referentes aos empregadores e empregados, além de estabelecer novos prazos relativos às obrigações trabalhistas e previdenciárias das empresas. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é analisar a implantação do eSocial em empresas dos grupos 2 e 3 no setor de departamento pessoal de um escritório de contabilidade. A pesquisa foi efetuada por intermédio da aplicação de uma entrevista com a gestora do setor anteriormente mencionado, caracterizando-se como uma pesquisa qualitativa e estudo de caso. Os resultados demonstram que, mesmo com um alto nível de conhecimento técnico e bastante experiência nas rotinas trabalhistas, o processo de implementação do eSocial causou muitas dificuldades ao escritório analisado. Entre elas, cita-se a indisponibilidade momentânea de acesso aos sistemas disponibilizados pelo Governo Federal, além da resistência de parte dos clientes na adequação aos novos prazos e exigências. Ao final do presente estudo, pode-se concluir que o eSocial instaurou uma nova forma de relação entre os contribuintes e o fisco, e por isso faz-se necessário um maior preparo tanto para o manuseio correto das informações, principalmente relacionadas a tributação das empresas, quanto para a manipulação dos dados nos sistemas disponibilizados pelo governo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Contabilidade - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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