Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Marcolin, Letícia Regina | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-21T23:44:25Z | - |
dc.date.available | 2023-03-21 | - |
dc.date.available | 2023-03-21T23:44:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.citation | MARCOLIN, Letícia Regina. Ensino de língua portuguesa : uma reflexão voltada às competências discursivas. 2022. 13 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2363 | - |
dc.description.abstract | The teaching of Portuguese Language is frequently confused with the teaching of grammatical nomenclatures. However, there is a difference between them, considering that language is more than just conceptualization and norms, it is a mechanism of social interaction. In view of this, the question that guides the study is: what is, in fact, teaching the Portuguese Language at school? In consideration of it, the present work seeks to clarify the difference between Portuguese Language teaching and grammatical nomenclature teaching, reflecting on how grammar is involved in language use and can be explored in school activities with a view to the effective development of students' discursive skills. The present study is configured as a bibliographical and documentary research, since the discussions are based on studies by Possenti (1996), Neves (2019), Oliveira (2010), Geraldi (2006) and Fiorin (2007), in addition to the normative document of education in the national territory, the National Common Curricular Base - BNCC (BRASIL, 2018). The study points out that more important than teaching grammatical nomenclatures to students, language classes need to promote the development of discursive skills associated with social practices, so that subjects know how to read, analyze, and produce texts/utterances through which they interact with each other. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Chilavert Topolski (chilavert@upf.br) on 2023-03-21T23:44:25Z No. of bitstreams: 1 PF2022LeticiaMarcolin.pdf: 282253 bytes, checksum: 28c5bb31167ae4e4656becf317fa15cf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-21T23:44:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2022LeticiaMarcolin.pdf: 282253 bytes, checksum: 28c5bb31167ae4e4656becf317fa15cf (MD5) Previous issue date: 2022-12-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.subject | Língua | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Nomenclatura gramatical | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.title | Ensino de língua portuguesa : uma reflexão voltada às competências discursivas | pt_BR |
dc.title.alternative | Portuguese language teaching : a reflection focused on discursive skills | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Crestani, Luciana Maria | - |
dc.description.resumo | O ensino de Língua Portuguesa é frequentemente confundido com o ensino de nomenclaturas gramaticais. Contudo, há uma diferença entre eles, tendo em vista que a língua é mais do que apenas conceituação e normas, ela é mecanismo de interação social. Em vista disso, a questão que norteia o estudo é: o que é, de fato, ensinar Língua Portuguesa na escola? Frente a isso, o presente trabalho busca esclarecer a diferença entre ensino de Língua Portuguesa e ensino de nomenclaturas gramaticais, refletindo sobre como a gramática está implicada no uso da língua e pode ser explorada nas atividades escolares com vistas ao efetivo desenvolvimento de competências discursivas dos estudantes. O presente estudo se configura como uma pesquisa bibliográfica e documental, visto que as discussões estão embasadas em estudos de Possenti (1996), Neves (2019), Oliveira (2010), Geraldi (2006) e Fiorin (2007), além do documento normativo da educação no território nacional, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). O estudo aponta que mais importante que ensinar nomenclaturas gramaticais aos estudantes, as aulas de língua precisam promover o desenvolvimento de competências discursivas associadas às práticas sociais, de modo que os sujeitos saibam ler, analisar e produzir textos/enunciados por meio dos quais interagem uns com os outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2022LeticiaMarcolin.pdf | Artigo de conclusão de curso de Letícia Regina Marcolin | 275,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.