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dc.creatorMatter, Andréia-
dc.date.accessioned2023-04-24T23:24:05Z-
dc.date.available2023-04-24-
dc.date.available2023-04-24T23:24:05Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationMATTER, Andréia. Viabilidade técnica para reuso de efluente oriundo de lavagem de veículos tratado por eletrólise e osmose inversa. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenheiro Ambiental e Sanitarista). Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2434-
dc.description.abstractCar washing produces an effluent loaded with impurities that are impregnated in vehicles, together with detergents that change the characteristics of this effluent, constituting a significant source of COD. Due to the growing demand and scarcity of water all over the world, several solutions have been studied to promote the reuse of this effluent, avoiding the waste of drinking water and promoting cost reduction for companies. The physical-chemical treatment used in the treatment of these effluents does not reach the necessary parameters for reuse, but there are several efficient treatment technologies for this purpose. Thus, this study proposed the combination of the treatment process through electrolysis and reverse osmosis, in order to technically evaluate the feasibility of reusing the effluent generated in a vehicle wash. Electrolytic treatment uses electric current to remove pollutants, and membrane separation consists of removing substances using filtration membranes, this technique has great potential for application in reuse systems, as it produces a treated effluent with high levels of clarification. The effluent was characterized according to the physical-chemical parameters, then the electrolytic process was applied, evaluating the best treatment condition according to the THD applied, and then the previously treated effluent passed through the reverse osmosis membrane. Subsequently, pH, color, turbidity, phosphorus, total suspended solids, chemical oxygen demand and organic material were evaluated in order to compare the results of the treated effluent with the reuse parameters in accordance with current legislation. The combination of treatments showed values greater than 80% in the removal of chemical oxygen demand and organic material and efficiency in the removal of color, turbidity, total suspended solids and phosphorus above 99%. Making some adjustments in the process, these results make it possible to reach the requirements demanded by the legislation, allowing the reuse of the effluent in the process of washing vehicles.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chilavert Topolski (chilavert@upf.br) on 2023-04-24T23:24:05Z No. of bitstreams: 1 PF2022AndreiaMatter.pdf: 1567235 bytes, checksum: 4976ed5ac4207923c9a4ed624df72bee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-24T23:24:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2022AndreiaMatter.pdf: 1567235 bytes, checksum: 4976ed5ac4207923c9a4ed624df72bee (MD5) Previous issue date: 2022-12-15en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia ambientalpt_BR
dc.subjectEngenharia sanitáriapt_BR
dc.subjectTratamento eletrolíticopt_BR
dc.subjectSeparação por membranaspt_BR
dc.subjectReuso de efluentespt_BR
dc.titleViabilidade técnica para reuso de efluente oriundo de lavagem de veículos tratado por eletrólise e osmose inversapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Hemkemeier, Marcelo-
dc.description.resumoA lavagem de veículos produz um efluente carregado de impurezas que estão impregnadas nos veículos, juntamente com detergentes que alteram as características desse efluente, constituindo uma fonte significativa de DQO. Devido à crescente demanda e escassez de água em todo o mundo, diversas soluções vêm sendo estudadas para promover o reuso desta água residuária, evitando o desperdício de água potável e promovendo redução de custos às empresas. O tratamento físico-químico destes efluentes não atinge os parâmetros necessários para reuso, porém há diversas tecnologias eficientes para esta finalidade. Com isso, este estudo propôs a combinação do processo de tratamento através da eletrólise e da osmose inversa, a fim de avaliar tecnicamente a viabilidade de reuso do efluente gerado em uma lavagem de veículos. O tratamento eletrolítico utiliza corrente elétrica para realizar a remoção dos poluentes, e a separação por membranas consiste na remoção de substâncias utilizando membranas de filtração, esta técnica possui grande potencial de aplicação em sistemas de reuso, pois produz um efluente tratado com altos níveis de clarificação. O efluente foi caracterizado em função dos parâmetros físico-químicos, posteriormente foi aplicado o processo eletrolítico, avaliando a melhor condição de tratamento em função do TDH aplicado, e na sequência o efluente previamente tratado passou pela membrana de osmose inversa. Posteriormente foram avaliados pH, cor, turbidez, fósforo, sólidos suspensos totais, demanda química de oxigênio e matéria orgânica de modo a comparar os resultados do efluente tratado com os parâmetros de reuso de acordo com a legislação vigente. A combinação dos tratamentos apresentou valores superiores a 80% na remoção de demanda química de oxigênio e matéria orgânica e eficiência na remoção de cor, turbidez, sólidos suspensos totais e fósforo acima de 99%. Realizando alguns ajustes no processo, estes resultados possibilitam alcançar os parâmetros exigidos pela legislação, permitindo o reuso do efluente no processo de lavagem de veículos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura - FEARpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAR - Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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