Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2462
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCazzaroto, Tiago-
dc.date.accessioned2023-04-27T21:41:32Z-
dc.date.available2023-04-27-
dc.date.available2023-04-27T21:41:32Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationCAZZAROTO, Tiago. Fidelidade organizacional : uma investigação entre cooperativas de crédito e agricultores familiares tomadores de crédito rural. 2022. 27 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2462-
dc.description.abstractCredit cooperatives seek to get closer to their members, one way to achieve this approach is through rural credit. Even so, many associates look for other companies to carry out their financing, so this work seeks to verify the relationship between rural credit and the loyalty of members in a credit cooperative in the region of Rondinha. The case study was characterized as an exploratory research with a quantitative approach. 44 family farmers from the city of Rondinha who are associated with a credit cooperative and who took rural credit in the 2020/2021 and 2021/2022 harvests participated in the survey. The analysis was based on the Swedish Model of loyalty analysis. The results show that as a result of expectations and the performance of the rural credit marketed by the investigated cooperative being satisfactory, the associates are loyal. In addition, the study shows that there is a positive relationship between rural credit and member loyalty, as well as showing that rural credit is responsible for making members take out insurance and make investments with the cooperative. It was also found that the loyalty of the members is classified as true loyalty due to their answers and positions about the cooperative and the main elements that make up the loyalty are the security, the relationship and the satisfaction of the members.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chilavert Topolski (chilavert@upf.br) on 2023-04-27T21:41:32Z No. of bitstreams: 1 CAR2022TiagoCazzaroto.pdf: 1606746 bytes, checksum: ded58c7f040c5653df435a07c781cbb8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-27T21:41:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAR2022TiagoCazzaroto.pdf: 1606746 bytes, checksum: ded58c7f040c5653df435a07c781cbb8 (MD5) Previous issue date: 2022-12-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectFidelidadept_BR
dc.subjectCrédito ruralpt_BR
dc.subjectCooperativas de créditopt_BR
dc.titleFidelidade organizacional : uma investigação entre cooperativas de crédito e agricultores familiares tomadores de crédito ruralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Grando, Tadeu-
dc.description.resumoAs cooperativas de crédito buscam aproximar-se cada vez mais dos seus associados, uma forma de realizar essa aproximação é através do crédito rural. Dessa forma, esse trabalho busca verificar qual é a relação do crédito rural com a fidelidade dos cooperados em uma cooperativa de crédito da região de Rondinha. Metodologicamente, caracterizou como uma pesquisa exploratória com uma abordagem quantitativa, os dados foram coletados através de entrevista semiestruturada, com base no modelo Sueco proposto por Johnson et al. (2001), e os estudos de Maffini, Wakulicz e Alberti (2020) e Ribeiro et al. (2020). Compuseram a amostra da pesquisa 44 agricultores familiares da cidade de Rondinha que são associados à uma cooperativa de crédito e que tomaram crédito rural nas safras 2020/2021, 2021/2022. Os resultados demostram que em decorrência das expectativas e o desempenho do crédito rural comercializado pela cooperativa investigada serem satisfatórios os associados são fiéis. Além disso, o estudo mostra que existe uma relação positiva entre o crédito rural e fidelidade dos associados, como também mostra que o crédito rural é responsável por fazer os associados contratarem seguros e realizarem investimentos com a cooperativa. Constatou-se também que a fidelidade dos associados é classificada como fidelidade verdadeira em decorrência das suas respostas e posições acerca da cooperativa e os principais elementos que compõem a fidelidade são a segurança, o relacionamento e a satisfação dos associados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAR2022TiagoCazzaroto.pdfArtigo de conclusão de curso de Tiago Cazzaroto1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.