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dc.creatorVieira, Eduarda Krammes-
dc.date.accessioned2023-06-16T00:52:14Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-06-16T00:52:14Z-
dc.date.issued2022-11-23-
dc.identifier.citationVIEIRA, Eduarda Krammes. Relação entre hipótese de escrita, consciência fonoarticulatória e nomeação automática em escolares do 1°e 2° ano do Ensino Fundamental I. 2022. 57 f. Artigo de conclusão de curso (Fonoaudiólogo). Curso de Fonoaudiologia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2486-
dc.description.abstractObjectives: to identify the writing hypothesis, the performance in the articulatory awareness test and the automatic naming capacity of students from the 1st and 2nd Years of Elementary School I. Furthermore, to compare the writing hypothesis between the performance in the articulatory awareness test and the automatic naming capability. Methods: The sample consisted of 37 students. All of them were submitted to writing assessment (Proposta de avaliação das dificuldades escolares - PROADE); assessment of articulatory awareness (Instrumento de avaliação da consciência fonoarticulatória – CONFIART) and assessment of automatic naming (Teste de Nomeação Automática – TENA). The performance was classified according to each test. The variables were described by absolute and relative frequencies and associated using the test qui-quadrado de Person together with the analysis of adjusted residuals, with a significance level of 5%. Results: The majority of students, 34 (91.9%) presented a hypothesis of alphabetic writing and only one student (2.7%) presented a hypothesis of orthographic writing. The students who presented the alphabetic writing hypothesis achieved low performance in general on the articulatory awareness test, while the student who presented the orthographic writing hypothesis presented better performance. In addition, students who were more able to quickly name letters performed better in writing. All these relationships were statistically significant. Conclusion: The findings of this study allow us to conclude that there is a relationship between the hypothesis of writing and the performance in the articulatory awareness test and with the capacity for automatic naming.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chilavert Topolski (chilavert@upf.br) on 2023-06-16T00:52:14Z No. of bitstreams: 1 PF2022EduardaKrammesVieira.pdf: 1462382 bytes, checksum: 7cb726c2074b4e2b43f4bff369517dff (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-16T00:52:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2022EduardaKrammesVieira.pdf: 1462382 bytes, checksum: 7cb726c2074b4e2b43f4bff369517dff (MD5) Previous issue date: 2022-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento da criançapt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.titleRelação entre hipótese de escrita, consciência fonoarticulatória e nomeação automática em escolares do 1°e 2° ano do Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Brancalioni, Ana Rita-
dc.description.resumoObjetivos: identificar a hipótese de escrita, o desempenho em teste de consciência fonoarticulatória e a capacidade de nomeação automática de escolares do 1° e 2° do Ensino Fundamental I. Além disso, comparar a hipótese de escrita entre o desempenho em prova de consciência fonoarticulatória e a capacidade de nomeação automática. Métodos: A amostra foi composta por 37 escolares. Todos foram submetidos a avaliação da escrita (Proposta de avaliação das dificuldades escolares – PROADE); avaliação da consciência fonoarticulatória (Instrumento de avaliação da consciência fonoarticulatória – CONFIART) e avaliação da nomeação automática (Teste de Nomeação Automática – TENA). O desempenho foi classificado conforme cada teste. As variáveis foram descritas por frequências absolutas e relativas e associadas por meio do teste qui-quadrado de Pearson em conjunto com a análise dos resíduos ajustados, com nível de significância de 5%. Resultados: A maioria dos escolares, 34 (91,9%) apresentou hipótese de escrita alfabética e apenas um escolar (2,7%) apresentou hipótese de escrita ortográfica. Os escolares que apresentaram hipótese de escrita alfabética alcançaram baixo desempenho no geral do teste de consciência fonoarticulatória, enquanto que o escolar que apresentou hipótese de escrita ortográfica apresentou melhor desempenho. Além disso, os escolares que possuíram mais facilidade para nomear rapidamente letras apresentaram melhor desempenho na escrita. Todas essas relações foram estatisticamente significativas. Conclusão: Os achados deste estudo permitem concluir que há uma relação entre a hipótese de escrita com o desempenho em prova de consciência fonoarticulatória e com a capacidade de nomeação automática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas - ICBpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:ICB - Curso de Fonoaudiologia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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