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dc.creatorPerera, Francisco Dorini-
dc.date.accessioned2023-07-12T21:50:08Z-
dc.date.available2023-07-12-
dc.date.available2023-07-12T21:50:08Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationPERERA, Francisco Dorini. Comparativo entre serviço próprio versus terceirizado na manutenção da frota rodoviária de cargas : o caso do transporte de soja no Mato Grosso. 2023. 22 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2502-
dc.description.abstractThe present work has as the company under analysis, a grain carrier located in the state of Mato Grosso / Brazil and aims to compare maintenance costs of road freight transport considering different situations. The first analyzes the behavior of costs through its own structure. In the second moment, this study compares with outsourced costs. For this purpose, vehicles with the same configuration were selected: size, brand, year of manufacture, etc., which carried out similar routes, transporting the same product, in this case soybeans. The research pointed out different results, depending on the running of the vehicles, they obtained a reduction or an increase in costs, not always in favor of providing the maintenance service itself, as estimated by the company. Through the demand for this service, it is possible to monitor and simulate a comparison during the years 2019, 2020, 2021 and 2022 (equal vehicles, purchased 0KM). The study also confronts an important paradigm in administration, referring to the advantages and administration in outsourcing essential services, as a preponderant factor in optimizing management. In this regard, this research points out that, depending on the age of vehicles and planned mileage, management must choose whether or not to assume services that are not essential to the operation. In addition, this research shows the creation of a new structure, aiming to serve its own fleet, performing general services of preventive maintenance, repair of electrical and mechanical parts, rubber shop and washing.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Chilavert Topolski (chilavert@upf.br) on 2023-07-12T21:50:08Z No. of bitstreams: 1 PF2023FranciscoDoriniPerera.pdf: 359266 bytes, checksum: f4d36620b32ce33054a6e6fb845a3b92 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-12T21:50:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2023FranciscoDoriniPerera.pdf: 359266 bytes, checksum: f4d36620b32ce33054a6e6fb845a3b92 (MD5) Previous issue date: 2023-06-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectCustos dos transportespt_BR
dc.subjectServiçospt_BR
dc.subjectTerceirizaçãopt_BR
dc.titleComparativo entre serviço próprio versus terceirizado na manutenção da frota rodoviária de cargas : o caso do transporte de soja no Mato Grossopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Blois, Henrique Dias-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como a empresa em análise, uma transportadora de grãos que localizada no estado do Mato Grosso/Brasil e objetiva comparar custos de manutenção do transporte rodoviário de cargas considerando situações distintas. A primeira analisa o comportamento dos custos através de uma estrutura própria. No segundo momento, esse estudo confronta com custos terceirizados. Para tanto, foram selecionados veículos com a mesma configuração: tamanho, marca, ano de fabricação, etc., que realizam roteiros similares, transportando o mesmo produto, nesse caso a soja. A pesquisa aponta diferentes resultados, conforme a rodagem dos veículos, obtiveram redução ou aumento de custos, não sendo sempre a favor da prestação própria do serviço de manutenção, como era estimado pela empresa. Através da demanda por esse serviço, possibilitou acompanhar e simular um comparativo durante os anos de 2019, 2020, 2021 e 2022 (veículos iguais, comprados 0KM). O estudo também confronta um importante paradigma em administração, referindo-se às vantagens e desvantagens na terceirização de serviços essenciais, como fator preponderante na otimização da gestão. Nesse aspecto, essa pesquisa aponta, que conforme a idade dos veículos e quilometragens mensais, a gestão deve optar por assumir ou não os serviços não essenciais à operação. Além disso, essa pesquisa mostra a criação de uma nova estrutura, visando atender a frota própria, fazendo serviços gerais de manutenção preventiva, conserto das partes elétricas e mecânicas, borracharia e lavagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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