Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2541
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMattos, Maria Eduarda Fagundes-
dc.date.accessioned2024-01-30T18:18:18Z-
dc.date.available2024-01-30-
dc.date.available2024-01-30T18:18:18Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationMATTOS, Maria Eduarda Fagundes. Análise das estratégias competitivas de expansão global e desempenho econômico e financeiro do McDonald's: um estudo de caso. 2023. 19 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2541-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze competitive global expansion strategies and their impact on the economic and financial performance of McDonald's, one of the largest fast food restaurant chains in the world. McDonald's is recognized for its global presence and ability to adapt to different markets and cultures. To achieve this objective, bibliographic and documentary research was carried out to identify the main expansion strategies adopted by McDonald's throughout its history. In addition, relevant financial data from the company was collected. The research uses a quantitative approach, with secondary data collection. When analyzing the results of the analysis of McDonald's income statements, they reveal that the company has a solid market share, generating jobs in several countries. During the years 2020, 2021 and 2022 the company maintained a positive performance, even in the face of significant challenges, therefore, to justify these results, the competitive strategies of Porter (1980) and the franchising model as a business strategy were analyzed. After completing this work, it was possible to see the results in numbers that McDonald's achieved, and what strategies were used to achieve this result, thus, the strategy that stood out most in the study was a focus on costs in the USA and a focus on differentiation in the Brazil that was adapted by McDonald's in several ways.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-01-30T18:18:18Z No. of bitstreams: 1 PF2023MariaEduardaFagundesMattos.pdf: 615872 bytes, checksum: 2045d2e878d6899159991306fecf23e1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-30T18:18:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2023MariaEduardaFagundesMattos.pdf: 615872 bytes, checksum: 2045d2e878d6899159991306fecf23e1 (MD5) Previous issue date: 2023-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectDesempenho econômico e financeiro;pt_BR
dc.subjectMcDonald'spt_BR
dc.titleAnálise das estratégias competitivas de expansão global e desempenho econômico e financeiro do McDonald's: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Daniel-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar as estratégias competitivas de expansão global e seu impacto no desempenho econômico e financeiro do McDonald's, uma das maiores redes de restaurantes de fast food do mundo. O McDonald's é reconhecido por sua presença global e capacidade de se adaptar a diferentes mercados e culturas. Assim, para atingir esse objetivo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais para identificar as principais estratégias de expansão adotadas pelo McDonald's ao longo de sua história. Além disso, foram coletados dados financeiros relevantes da empresa. A pesquisa utiliza a abordagem quantitativa, com coletas de dados secundários. Ao analisar os resultados da análise das demonstrações dos resultados do McDonald’s revelam que a empresa detém uma sólida participação de mercado, gerando empregos em diversos países. Durante os anos 2020, 2021 e 2022 a empresa manteve um desempenho positivo, mesmo diante de desafios significativos, assim, para justificar esses resultados foram analisadas as estratégias competitivas de Porter (1980) e do modelo de franchising como estratégia de negócio. Após a conclusão deste trabalho foi possível perceber os resultados em números que o McDonald’s alcançou, e quais as estratégias foram utilizadas para chegar neste resultado, dessa forma, a estratégia que mais se destacou no estudo foi enfoque em custos nos EUA e enfoque em diferenciação no Brasil que foi adaptado pelo McDonald’s de diversas formas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2023MariaEduardaFagundesMattos.pdfTrabalho de conclusão de curso Maria Eduarda Fagundes Mattos601,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.