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dc.creatorMartins, Jéssica Gugiel-
dc.date.accessioned2024-01-30T18:56:34Z-
dc.date.available2024-01-30-
dc.date.available2024-01-30T18:56:34Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationMARTINS, Jéssica Gugiel. Percepção da qualidade de vida e satisfação no trabalho: um levantamento de acadêmicos de um Curso de Administração no Norte do RS. 2023. 20 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração). Curso de Administração. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo-RS, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2544-
dc.description.abstractThis article analyzed the perception of quality of life and satisfaction in the work environment of students on an Administration course in the North of RS. The research that underpins this study has a qualitative and exploratory approach, consisting of data collection carried out through questionnaires applied to academics, which consists mainly of open questions, but there are also closed questions, for Gil (2019) open questions allow for broad freedom of response. The questionnaire was prepared using Google forms, made available through social media and networks (e-mails and Whatsapp groups) and sent to all students of the Administration Course, with 45 completed questionnaires returned. References were sought from authors with knowledge of content analysis. Bardin (1977, p.45) defines content analysis as “an operation or set of operations aimed at representing the content of a document in a form different from the original in order to facilitate its consultation and referencing at a later stage”. According to the perception of the responding academics, the main positive aspects of the work are: a) Good Work Environment, b) Good Salary, c) Benefits, d) Flexibility e) Opportunity for Growth, f) Teamwork, g) Organization. The main negative aspects of the work are: a) Difficulty in Communication, b) Many Charges c) High Demand, d) Bureaucracy. Companies are looking for quality of life and employee satisfaction, but it is still necessary to invest in communication and hiring to reduce demand and, consequently, pressure.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-01-30T18:56:34Z No. of bitstreams: 1 PF2023JéssicaGugielMartins.pdf: 322688 bytes, checksum: 10f25dce27143ff17f5025ba808261b1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-01-30T18:56:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2023JéssicaGugielMartins.pdf: 322688 bytes, checksum: 10f25dce27143ff17f5025ba808261b1 (MD5) Previous issue date: 2023-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.titlePercepção da qualidade de vida e satisfação no trabalho: um levantamento de acadêmicos de um Curso de Administração no Norte do RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Giotto, Olivo Tiago-
dc.description.resumoO presente artigo analisou a percepção da qualidade de vida e da satisfação no ambiente de trabalho dos acadêmicos de um curso de Administração no Norte do RS. A pesquisa que embasa esse estudo possui uma abordagem qualitativa e exploratória, sendo constituída pela coleta de dados realizada por meio de questionários aplicados aos acadêmicos que consiste, principalmente, em perguntas abertas, mas também há perguntas fechadas. Para Gil (2019), as perguntas abertas possibilitam ampla liberdade de resposta. Elaborou-se o questionário através do Google formulários e a disponibilização ocorreu por meio de mídias e redes sociais (e-mails e grupos de Whatsapp) e enviados para todos os alunos do Curso de Administração. Retornaram 45 questionários respondidos. Buscou-se referências em autores de conhecimento de análise de conteúdo. Bardin (1977, p. 45) define análise de conteúdo como “uma operação ou um conjunto de operações visando representar o conteúdo de um documento sob uma forma diferente do original a fim de facilitar num estado ulterior, a sua consulta e referenciação”. De acordo com a percepção dos acadêmicos respondentes, os principais aspectos positivos do trabalho são: a) Bom Ambiente de Trabalho; b) Bom Salário; c) Benefícios; d) Flexibilidade; e) Oportunidade de Crescimento; f) Trabalho em Equipe; g) Organização. Já, os principais aspectos negativos do trabalho são: a) Dificuldade de Comunicação; b) Muitas Cobranças; c) Alta Demanda; d) Burocracia. Observa-se a busca das empresas por qualidade de vida e satisfação dos seus funcionários, porém ainda é necessário investir em comunicação e contratações para reduzir a demanda e, consequentemente, as pressões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis - FEACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAC - Curso de Administração - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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