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dc.creatorPains, Diana Elisandra Buscke-
dc.date.accessioned2024-06-11T13:32:00Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T13:32:00Z-
dc.date.issued2023-12-07-
dc.identifier.citationPAINS, Diana Elisandra Buscke. Bilinguismo e o Distúrbio Neurocognitivo causado pelo Alzheimer. 2023. 22 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2679-
dc.description.abstractBilingualism has been the subject of study in the context of cognitive neuroscience due to its potential impact on the prevention and mitigation of neurocognitive disorders, such as Alzheimer's. Bilingual individuals tend to develop the disease at a later age compared to monolingual individuals. Thus, from a bilingual perspective, this qualitative, literaturebased study investigated how bilingualism may delay the symptoms of Alzheimer's through studies involving both monolingual and bilingual patients. Researcher Ellen Bialystok, through her theories, argues that regular use of two languages stimulates the brain, advocating that bilingualism promotes a cognitive reserve that can postpone the onset of Alzheimer's symptoms. Furthermore, bilingualism appears to enhance brain plasticity and improve the ability to cope with cognitive decline. Although bilingualism is not a cure for Alzheimer's, it illustrates the complex interaction between language, the brain, and neurodegenerative diseases, providing valuable insights into prevention strategies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-06-11T13:31:59Z No. of bitstreams: 1 PF2023Diana Pains.pdf: 229763 bytes, checksum: 8df7756227c9080c37039e0c6f6bb1c9 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-11T13:32:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2023Diana Pains.pdf: 229763 bytes, checksum: 8df7756227c9080c37039e0c6f6bb1c9 (MD5) Previous issue date: 2023-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectAlzheimerpt_BR
dc.subjectReserva cognitivapt_BR
dc.titleBilinguismo e o Distúrbio Neurocognitivo causado pelo Alzheimerpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moraes, Gisele Benck de-
dc.description.resumoO bilinguismo tem sido objeto de estudo no contexto da neurociência cognitiva devido ao seu potencial impacto na prevenção e mitigação de distúrbios neurocognitivos, como o Alzheimer. Pessoas bilíngues tendem a desenvolver a doença em uma idade mais avançada em comparação com indivíduos monolíngues. Assim, na perspectiva bilíngue, este estudo, de natureza qualitativa, caracterizado como bibliográfico, investigou como o bilinguismo pode retardar os sintomas do Alzheimer através de estudos com pacientes monolíngues e bilíngues. A pesquisadora Ellen Bialystok por meio de suas teorias para afirmar que o uso regular de dois idiomas estimula o cérebro, defende como o bilinguismo promove uma reserva cognitiva que pode atrasar o início dos sintomas do Alzheimer. Além disso, o bilinguismo parece fortalecer a plasticidade cerebral e melhorar a capacidade de lidar com a deterioração cognitiva. Embora o bilinguismo não seja uma cura para o Alzheimer, ele ilustra a complexa interação entre a linguagem, o cérebro e as doenças neurodegenerativas, fornecendo insights valiosos sobre estratégias de prevenção.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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