Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2680
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Trindade, Juliana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-12T12:06:29Z | - |
dc.date.available | 2024-06-12 | - |
dc.date.available | 2024-06-12T12:06:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-12 | - |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Juliana da Silva. Desenvolver os letramentos para promover a autonomia social. 2023. 16 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2680 | - |
dc.description.abstract | Este artículo analiza los impactos de la alfabetización en la vida de las personas. A partir del análisis de situaciones vividas por el personaje, en la obra Vidas Secas , de Graciliano Ramos, señalamos limitaciones asociadas al analfabetismo y la importancia de la alfabetización para la autonomía y el desempeño social de los sujetos. Para ello, dialogamos con autores como Paulo Freire, Magda Soares, Angela Kleiman, Roxane Rojo y con datos divulgados por el Indicador Funcional de Alfabetización - Inaf 2018. Se trata de una investigación básica, de carácter bibliográfico y documental. Este estudio se justifica por las altas tasas de analfabetismo funcional que se evidencian entre la población brasileña y por el papel de las escuelas en la promoción de cambios en ese escenario. En este sentido, abordar el tem puede contribuir a suscitar reflexiones sobre las prácticas de enseñanza en la lengua materna, con el fin de promover la ampliación de horizontes sociales. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-06-12T12:06:29Z No. of bitstreams: 1 PF2023JulianadaSilvaTrindade.pdf: 210774 bytes, checksum: 53db62986ebb5be9db01b12a3273660c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-06-12T12:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2023JulianadaSilvaTrindade.pdf: 210774 bytes, checksum: 53db62986ebb5be9db01b12a3273660c (MD5) Previous issue date: 2023-12-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramentos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetismo | pt_BR |
dc.subject | Analfabetismo funcional | pt_BR |
dc.subject | Autonomia social | pt_BR |
dc.title | Desenvolver os letramentos para promover a autonomia social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Crestani, Luciana Maria | - |
dc.description.resumo | Este artigo discorre sobre os impactos dos letramentos na vida dos sujeitos. A partir da análise de situações vivenciadas pelo personagem Fabiano, na obra Vidas Secas , de Graciliano Ramos, pontamos limitações associadas ao analfabetismo e a importância dos letramentos para a autonomia e a atuação social dos sujeitos. Para tanto, dialogamos com autores como Paulo Freire, Magda Soares, Angela Kleiman, Roxane Rojo e com dados divulgados pelo Indicador de Alfabetismo Funcional – Inaf (2018). Trata-se de uma pesquisa básica, de cunho bibliográfico e documental. Este estudo se justifica pelos altos índices de analfabetismo funcional que se evidenciam entre a população brasileira e pelo papel da escola em promover mudanças nesse cenário. Nesse sentido, abordar o tema pode contribuir para suscitar reflexões acerca das práticas docentes em língua materna, de modo a promover a ampliação de horizontes sociais. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação - FAED | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2023JulianadaSilvaTrindade.pdf | Artigo Juliana da Silva Trindade | 205,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.