Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2680
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTrindade, Juliana da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-12T12:06:29Z-
dc.date.available2024-06-12-
dc.date.available2024-06-12T12:06:29Z-
dc.date.issued2023-12-12-
dc.identifier.citationTRINDADE, Juliana da Silva. Desenvolver os letramentos para promover a autonomia social. 2023. 16 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2680-
dc.description.abstractEste artículo analiza los impactos de la alfabetización en la vida de las personas. A partir del análisis de situaciones vividas por el personaje, en la obra Vidas Secas , de Graciliano Ramos, señalamos limitaciones asociadas al analfabetismo y la importancia de la alfabetización para la autonomía y el desempeño social de los sujetos. Para ello, dialogamos con autores como Paulo Freire, Magda Soares, Angela Kleiman, Roxane Rojo y con datos divulgados por el Indicador Funcional de Alfabetización - Inaf 2018. Se trata de una investigación básica, de carácter bibliográfico y documental. Este estudio se justifica por las altas tasas de analfabetismo funcional que se evidencian entre la población brasileña y por el papel de las escuelas en la promoción de cambios en ese escenario. En este sentido, abordar el tem puede contribuir a suscitar reflexiones sobre las prácticas de enseñanza en la lengua materna, con el fin de promover la ampliación de horizontes sociales.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-06-12T12:06:29Z No. of bitstreams: 1 PF2023JulianadaSilvaTrindade.pdf: 210774 bytes, checksum: 53db62986ebb5be9db01b12a3273660c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-12T12:06:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2023JulianadaSilvaTrindade.pdf: 210774 bytes, checksum: 53db62986ebb5be9db01b12a3273660c (MD5) Previous issue date: 2023-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectAlfabetismopt_BR
dc.subjectAnalfabetismo funcionalpt_BR
dc.subjectAutonomia socialpt_BR
dc.titleDesenvolver os letramentos para promover a autonomia socialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Crestani, Luciana Maria-
dc.description.resumoEste artigo discorre sobre os impactos dos letramentos na vida dos sujeitos. A partir da análise de situações vivenciadas pelo personagem Fabiano, na obra Vidas Secas , de Graciliano Ramos, pontamos limitações associadas ao analfabetismo e a importância dos letramentos para a autonomia e a atuação social dos sujeitos. Para tanto, dialogamos com autores como Paulo Freire, Magda Soares, Angela Kleiman, Roxane Rojo e com dados divulgados pelo Indicador de Alfabetismo Funcional – Inaf (2018). Trata-se de uma pesquisa básica, de cunho bibliográfico e documental. Este estudo se justifica pelos altos índices de analfabetismo funcional que se evidenciam entre a população brasileira e pelo papel da escola em promover mudanças nesse cenário. Nesse sentido, abordar o tema pode contribuir para suscitar reflexões acerca das práticas docentes em língua materna, de modo a promover a ampliação de horizontes sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação - FAEDpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2023JulianadaSilvaTrindade.pdfArtigo Juliana da Silva Trindade205,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.