Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2705
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lopes, Gabrielle dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T12:36:10Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19 | - |
dc.date.available | 2024-07-19T12:36:10Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-04 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Gabrielle dos Santos. A representação da mulher no cinema: uma análise do filme Barbie (2023) e as expressões da vida da mulher contemporânea. 2024. 39 f. Monografia (Licenciado em História). Curso de História. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2705 | - |
dc.description.abstract | Studies on cinema and History are considerably recent. In the beginning, the ways of doing History were directly linked to written documentary sources, it was It was only in the 20th century, with the Annales movement, that the concept of historical source was debated and expanded. The History of Art has been known for some time, but the relationship between it and Visual Culture, of which cinema is a part, were kept apart for many years, therefore, the The study of their intercession is also recent. Despite the few works carried out on this subject, some valid contributions have already been made and published by scholars in the field of History and Art. Hollywood cinema, from the beginning of its emergence, sought to represent aspects of human life. Over time, these representations were transformed and became if necessary, deepen them and attribute meanings to them. Today, audiovisual productions are very differ from the older ones and despite noticeable permanence in the representation of women, Some audiovisual productions introduce new forms of think about the issue of women in history. Women were largely supporting actors, or mere extras in the productions, his characters had few or even no lines. They played mothers, governesses, housewives and addressed subjects that added nothing to the unfolding of the story counted. Furthermore, acting as an actress itself was not considered a profession, On the contrary, women who chose to dedicate themselves to the art of interpretation were seen as prostitutes. Role that, due to the objectification of their bodies, also performed in front of the cameras. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-07-19T12:36:10Z No. of bitstreams: 1 PF2024GabrielleLopes.pdf: 1542000 bytes, checksum: 169fc9de4756c68207f58c2b2f121bd2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-07-19T12:36:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024GabrielleLopes.pdf: 1542000 bytes, checksum: 169fc9de4756c68207f58c2b2f121bd2 (MD5) Previous issue date: 2024-07-04 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Mulher no cinema | pt_BR |
dc.subject | Filme Barbie | pt_BR |
dc.subject | Mulher contemporânea | pt_BR |
dc.title | A representação da mulher no cinema: uma análise do filme Barbie (2023) e as expressões da vida da mulher contemporânea | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ahlert, Jacqueline | - |
dc.description.resumo | Os estudos sobre cinema e História são consideravelmente recentes. No princípio, as formas de se fazer História estavam diretamente ligadas às fontes documentais escritas, foi somente do século XX, com o movimento dos Annales, que o conceito de fonte histórica foi debatido e ampliado. A História da Arte já é conhecida há tempos, mas a relação entre ela e a Cultura Visual, da qual o cinema faz parte, foram mantidas à parte por muitos anos, logo, o estudo da intercessão de ambas também é recente. Apesar dos poucos trabalhos debruçados sobre esse assunto, algumas contribuições válidas já foram realizadas e publicadas por estudiosos do campo da História e da Arte. O cinema hollywoodiano, desde os primórdios do seu surgimento, buscou representar aspectos da vida humana. Com o tempo, essas representações foram se transformando e tornou-se necessário aprofundá-las e atribuir significados a elas. Hoje, as produções audiovisuais muito se diferem das mais antigas e apesar de perceptíveis permanências na representação da mulher, algumas produções audiovisuais introduzem na sociedade contemporânea novas formas de pensar a questão das mulheres na história. As mulheres eram em grande parte coadjuvantes, ou meras figurantes nas produções, suas personagens possuíam poucas ou até mesmo nenhuma fala. Interpretavam mães, governantas, donas de casa e abordavam assuntos que nada agregavam ao desenrolar da história contada. Para além, o próprio trabalho de atriz não era considerado uma profissão, pelo contrário, as mulheres que optaram por dedicar-se à arte da interpretação eram tidas como prostitutas. Papel que, por conta da objetificação do corpo das mesmas, também desempenhavam em frente às câmeras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UPF | pt_BR |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de História - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2024GabrielleLopes.pdf | Monografia Gabrielle dos Santos Lopes | 1,51 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.