Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Leila Cristiane Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-07-19T13:29:53Z-
dc.date.available2024-07-19-
dc.date.available2024-07-19T13:29:53Z-
dc.date.issued2024-07-01-
dc.identifier.citationPINTO, Leila Cristiane Rodrigues. Histórias do Brasil: uma análise de letras da Banda Armahda (2013 – 2015). 2024. 73 f. Monografia (Licenciado em História). Curso de História. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2710-
dc.description.abstractThis work proposes the relationship between History and Music, based on the analysis of lyrics by the band Armahda, highlighting the capacity of this union as a means of disseminating historicity and expressing cultural identity. Musical productions can play a role in the construction and dissemination of historical narratives, moving themes and contributing to the understanding of different subjects. In this context, we seek to connect History and Music, exploring the analysis of song lyrics by the Brazilian group Armahda, published between 2013 and 2015. To achieve this purpose, we will use Discourse Analysis - the field of Linguistics, as an analytical methodology for musical lyrics, applying the work Discourse Analysis: principles and procedures - Eni P. Orlandi. The basis for History and Music comes from the books: Years of Lead: rock and repression during AI-5 - Alexandre Saggiorato; History and Music: using music as a historical source - Icles Rodrigues. The Dictionary of Historical Concepts - Kalina Vanderlei Silva and Maciel Henrique Silva, corroborated the writing of this research, providing us with support for the definition of meanings pertinent to the construction of this study. By examining the discourse present in these lyrics, we seek to understand how music can be a vehicle for transmitting historical and cultural perspectives, thus enriching society's understanding of its own past and identity.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2024-07-19T13:29:53Z No. of bitstreams: 1 PF2024leilaPinto.pdf: 989443 bytes, checksum: afe12896f29095c8ce51687a61cf7202 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-19T13:29:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024leilaPinto.pdf: 989443 bytes, checksum: afe12896f29095c8ce51687a61cf7202 (MD5) Previous issue date: 2024-07-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleHistórias do Brasil: uma análise de letras da Banda Armahda (2013 – 2015)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcon, Marcelo-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe a relação entre História e Música, a partir da análise de letras da banda Armahda, destacando a capacidade dessa união como meio de divulgação da historicidade e expressão da identidade cultural. Produções musicais podem desempenhar uma função na construção e difusão de narrativas históricas, movimentando temas e contribuindo para o entendimento de diferentes assuntos. Nesse contexto, buscamos conectar História e Música, explorando a análise das letras de canções do grupo brasileiro Armahda, publicadas entre os anos de 2013 e 2015. Para obtermos este propósito, usaremos a Análise do Discurso - campo da Linguística, como metodologia analítica das letras musicais, aplicando a obra Análise de Discurso: princípios e procedimentos - Eni P. Orlandi. O embasamento sobre História e Música parte dos livros: Anos de Chumbo: rock e repressão durante o AI-5 - Alexandre Saggiorato; História e Música: usando música como fonte histórica - Icles Rodrigues. O Dicionário de Conceitos Históricos - Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva, corroborou com a escrita desta pesquisa fornecendo-nos aporte para a definição de significados pertinentes à construção desse estudo. Ao examinar o discurso presente nessas letras, procuramos compreender como a música pode ser um veículo para transmitir perspectivas históricas e culturais, enriquecendo assim o entendimento da sociedade sobre seu próprio passado e identidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCHpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de História - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2024leilaPinto.pdfMonografia Leila Cristiane Rodrigues Pinto966,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.