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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Verônica do Pilar-
dc.date.accessioned2025-01-22T17:46:09Z-
dc.date.available2025-02-22-
dc.date.available2025-01-22T17:46:09Z-
dc.date.issued2024-12-09-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Verônica do Pilar. Análise da implementação de técnicas de apoio à decisão para seleção de fornecedores de vidro em uma empresa de esquadrias. 2024. 40 f. Trabalho Final de Graduação (Engenheiro de Produção). Curso de Engenharia de Produção. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/2813-
dc.description.abstractIn the supply chain, in the context of an aluminum frame company, glass is an important decider of the final sophistication of the product and real customer satisfaction, as it determines the acoustic and climatic quality depending on its composition. Therefore, making the best purchasing decision will directly impact the final profit obtained per work carried out. Given this scenario, the present work aims to apply the AHP (Analytic Hierarchy Process) and DEA (Data Envelopment Analysis) methods to optimize the glass supplier selection process in an aluminum frame company. The stages of the study were segmented into: data collection by the engineering and purchasing sectors, analysis of established criteria, including: price, quality, delivery, relationship, deadline and organization; application of tabulated data. Evaluations were proposed on 2 types of glass, tempered and laminated. Following the AHP technique, the criteria were distributed and compared among themselves, obtaining the percentage of importance of each of the criteria, determining supplier F03 as the most suitable for laminated glass and F04 as the most suitable for tempered glass. Using the SAGEPE website, the DEA technique was applied, considering price as input and other criteria as outputs. For the analysis, only the CRS system was evaluated, considering internal benchmarks, and oriented to the output model. For laminated glass, the most recommended suppliers are F05 and F06. With the application of AHP and DEA techniques, it was found that both complement each other. The purchasing team can be provided with new techniques for decision-making, where the AHP assists on a day-to-day basis in negotiations covering the works, and the DEA in evaluating the supplier portfolio for possible replacements or feedback, aiming for a better relationship and partnership between companies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Franciele Silva (francielesilva@upf.br) on 2025-01-22T17:46:09Z No. of bitstreams: 1 PF2024VeronicadoPilarRibeiro.pdf: 524161 bytes, checksum: 2ad04736dd8e551e99b987e7910450e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-22T17:46:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2024VeronicadoPilarRibeiro.pdf: 524161 bytes, checksum: 2ad04736dd8e551e99b987e7910450e7 (MD5) Previous issue date: 2024-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDEApt_BR
dc.subjectAHPpt_BR
dc.subjectSeleção de fornecedorespt_BR
dc.titleAnálise da implementação de técnicas de apoio à decisão para seleção de fornecedores de vidro em uma empresa de esquadriaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Hoose, Anderson-
dc.description.resumoNa cadeia de suprimentos, se tratando do contexto de uma empresa de esquadrias de alumínio, o vidro é um importante decisor da sofisticação final do produto e real satisfação do cliente, pois determina a qualidade acústica e climática dependendo de sua composição. Logo, obter a melhor decisão de compra vai impactar diretamente no lucro final obtido por obra realizada. Diante deste cenário, o presente trabalho tem como objetivo aplicar os métodos AHP (Analytic Hierarchy Process) e DEA (Data Envelopment Analysis), para otimizar o processo de seleção de fornecedores de vidros em uma empresa de esquadrias de alumínio. As etapas do estudo foram segmentadas em: levantamento de dados pelos setores de engenharia e compras, análise dos critérios estabelecidos, sendo: preço, qualidade, entrega, relacionamento, prazo e organização; aplicação dos dados tabulados. Foram propostas as avaliações em 2 tipos de vidros, temperado e laminado. Seguindo a técnica AHP, os critérios foram distribuídos e comparados dentre si, obtendo-se a porcentagem de importância de cada um dos critérios, determinando o fornecedor F03 como o mais indicado para os vidros laminados e F04 mais indicado para vidros temperados. Com o uso do site da SAGEPE, foi aplicada a técnica DEA, considerando como input o preço e os demais critérios como outputs. Para a análise, foi avaliado apenas o sistema de CRS, considerando benchmarks internos, e orientado ao modelo output. Para os vidros laminados, os fornecedores mais indicados são os F05 e F06. Com a aplicação das técnicas AHP e DEA, obteve-se que, ambos se complementam. Pode-se proporcionar a equipe de compras novas técnicas para a tomada de decisão, onde o AHP auxilia no dia-a-dia em negociações abrangendo as obras, e a DEA na avaliação da cartela de fornecedores para possíveis substituições ou feedbacks, visando um melhor relacionamento e parceria entre as empresas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Engenharia e Arquitetura - FEARpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FEAR - Curso de Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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