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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchmidt, Jenifer-
dc.date.accessioned2013-10-30T00:00:03Z-
dc.date.available2013-10-30T00:00:03Z-
dc.date.issued2013-10-29-
dc.identifier.citationSCHMIDT, Jenifer. Repercussão do debate eleitoral no rádio na programação das emissoras de Carazinho. 2013. 63 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/294-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2013-10-30T00:00:03Z No. of bitstreams: 1 PF2013Jenifer_Schmidt.pdf: 1393716 bytes, checksum: 3fa236722565a3bfa980774beed167da (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscussões e debatespt_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectCarazinho (RS)pt_BR
dc.subjectCandidaturaspt_BR
dc.subjectEleições municipaispt_BR
dc.titleRepercussão do debate eleitoral no rádio na programação das emissoras de Carazinhopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Klein, Otavio José-
dc.description.resumoEste estudo faz uma análise da repercussão de um debate eleitoral entre os candidatos a prefeito de Carazinho nas eleições 2012 em cada uma das duas emissoras de rádio AM do município: Diário AM 780 e Gazeta AM 670. Sendo que o objetivo deste, foi estudar a forma que a emissora usou para repercutir o debate em sua programação, pois havia uma Lei Eleitoral em vigor bastante rígida para as emissoras de rádio. Através da fundamentação teórica, foi possível constatar que o rádio, desde o tempo da era Vargas, tornou-se um poderoso aliado da política, pois, possui uma forte influência nas massas e com o tempo, fez com que os políticos usassem desse meio para divulgar seus projetos e conquistar os possíveis eleitores. Também observou-se que a comunicação e a política estão ligadas entre si, pois, possuem interesses que por vezes convergem e em alguns momentos, enfrentam-se. Porém, os políticos não costumam dispensar a visibilidade que a mídia proporciona, e a mídia, também precisa dos fatos que a instância política produz. A pesquisa também traça o perfil das duas rádios, sendo que uma pertence e é dirigida por uma família ligada a políticos do município e a outra não. Na pesquisa foi constatada uma diferença bastante grande na prática das duas emissoras em relação à repercussão dos debates eleitorais, pois, em uma das emissoras, quase não houve repercussão, sendo que o debate foi citado apenas uma vez durante toda a programação, totalizando um tempo de quatro segundos. Já a outra emissora, lembrou do mesmo em vários programas de gêneros e formatos diferentes, dispensando um tempo total de 14’38” para a repercussão do debate. Entretanto, as duas rádios conseguiram cumprir a Lei Eleitoral nº 9.504/97, em vigor para as Eleições 2012, pois, não citaram em nenhum momento o nome dos candidatos.pt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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