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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Caroline Domingos da-
dc.date.accessioned2015-04-22T18:12:52Z-
dc.date.available2015-04-22T18:12:52Z-
dc.date.issued2015-04-22-
dc.identifier.citationSILVA, Caroline Domingos da. Catarse e expiação diegética no filme O Garoto (1921). 2014. 64 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/469-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-04-22T18:12:52Z No. of bitstreams: 1 PF2014Caroline_Domingos_da_Silva.pdf: 5143888 bytes, checksum: 2a575615feb6c5e293533347b376d1cb (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectCharles Chaplinpt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.titleCatarse e expiação diegética no filme O Garoto (1921)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rockenbach, Fábio Luis-
dc.description.resumoEste trabalho pretende verificar se Chaplin usava sua vida pessoal como inspiração para seus filmes. A análise da narrativa e da misè-en-scène serão abordados criticamente, com a finalidade de compreender a catarse e expiação do autor em seu filme. A análise de conteúdo buscará verificar se a relação que move esta pesquisa,entre autor e obra, ocorre em um filme, considerando a coleta de dados e observação da sequencia de cenas consideradas como pontos chave do filme O Garoto (1921). Contextualizam-se os principais conceitos do objeto de estudo – Cinema, Charlie Chaplin e Catarse – através dos seguintes autores: André Bazin, Luiz Carlos Merten, Marcelo Whaterly Paiva, David Robinson e Roland Barthes. A partir da análise apresentada, a pesquisa conclui que a vida do autor surge como um elemento importante de referência, de forma que os paralelos entre a vida pessoal e a narrativa surgem espontaneamente, acompanhados de uma mise-en-scène reveladora. Chaplin, transfere suas emoções e memórias afetivas para as cenas, afetando não só a sua encenação, como também a de Jackie Coogan, ator que interpreta seu filho. Portanto, o contexto social no qual o diretor esteve inserido em sua infância, seus traumas, desejos da vida adulta e críticas a momentos pessoais de sua vida e à sociedade, permeiam o filme. Além disso, permitem que o diretor acesse suas memórias e as exponha em tela, o conduzindo a catarse que se apresenta de uma forma diegética e não diegética. A expiação de Chaplin se dá em vários momentos do filme, em que ele faz de sua obra uma oportunidade de rever sua vida e avaliá-la.pt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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