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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/469
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Silva, Caroline Domingos da | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-22T18:12:52Z | - |
dc.date.available | 2015-04-22T18:12:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-04-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Caroline Domingos da. Catarse e expiação diegética no filme O Garoto (1921). 2014. 64 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/469 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Charles Chaplin | pt_BR |
dc.subject | Documentário (Cinema) | pt_BR |
dc.title | Catarse e expiação diegética no filme O Garoto (1921) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rockenbach, Fábio Luis | - |
dc.description.resumo | Este trabalho pretende verificar se Chaplin usava sua vida pessoal como inspiração para seus filmes. A análise da narrativa e da misè-en-scène serão abordados criticamente, com a finalidade de compreender a catarse e expiação do autor em seu filme. A análise de conteúdo buscará verificar se a relação que move esta pesquisa,entre autor e obra, ocorre em um filme, considerando a coleta de dados e observação da sequencia de cenas consideradas como pontos chave do filme O Garoto (1921). Contextualizam-se os principais conceitos do objeto de estudo – Cinema, Charlie Chaplin e Catarse – através dos seguintes autores: André Bazin, Luiz Carlos Merten, Marcelo Whaterly Paiva, David Robinson e Roland Barthes. A partir da análise apresentada, a pesquisa conclui que a vida do autor surge como um elemento importante de referência, de forma que os paralelos entre a vida pessoal e a narrativa surgem espontaneamente, acompanhados de uma mise-en-scène reveladora. Chaplin, transfere suas emoções e memórias afetivas para as cenas, afetando não só a sua encenação, como também a de Jackie Coogan, ator que interpreta seu filho. Portanto, o contexto social no qual o diretor esteve inserido em sua infância, seus traumas, desejos da vida adulta e críticas a momentos pessoais de sua vida e à sociedade, permeiam o filme. Além disso, permitem que o diretor acesse suas memórias e as exponha em tela, o conduzindo a catarse que se apresenta de uma forma diegética e não diegética. A expiação de Chaplin se dá em vários momentos do filme, em que ele faz de sua obra uma oportunidade de rever sua vida e avaliá-la. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PF2014Caroline_Domingos_da_Silva.pdf | Monografia Caroline Domingos da Silva | 5,02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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