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dc.creatorHoppen, Rafael-
dc.date.accessioned2015-04-24T13:57:46Z-
dc.date.available2015-04-24T13:57:46Z-
dc.date.issued2015-04-24-
dc.identifier.citationHOPPEN, Rafael. Estudo de caso de uma indústria de moagem de trigo. 2014. 46 f. Monografia (Bacharel em Ciências Econômicas). Curso de Ciências Econômicas. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/486-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-04-24T13:57:46Z No. of bitstreams: 1 PF2014Rafael_Hoppen.pdf: 463971 bytes, checksum: 38d2ff260f0fac3f01c934043365250e (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectTrigo - Comercializaçãopt_BR
dc.subjectIndústriaspt_BR
dc.titleEstudo de caso de uma indústria de moagem de trigopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Finamore, Eduardo Belisário M. de Castro-
dc.description.resumoO estudo desenvolvido nessa monografia visou contextualizar as margens de comercialização no que se refere à farinha de trigo. Estudou-se todo seu setor, desde os primórdios até os dias de hoje. Fazendo-se um esboço na sua cadeia de produção, seus derivados, até as evoluções dos preços mínimos trabalhados pelo governo e pelo setor de comercialização privado, seus maiores produtores por nação e estado, e também seus estoques de produto, importação e exportação. Seu foco principal foi analisar as evoluções das suas margens de comercialização, seu principal produto a matéria prima o trigo, e seu produto processado a farinha de trigo, para isso foi usado o método de mark-up, com dados primários, deflacionados pelo IGP DI. Analisou-se gráficos com as suas margens brutas, reais e por percentuais de ganhos, margens relativas e mark-up. Os cenários utilizados foram os preços pagos aos produtores pelo seu produto in natura, os preços trabalhados pelo atacado, chegando aos preços do Varejo, preço pago pelo consumidor final. Os resultados encontrados foram que as maiores margens ficam com o Atacado, por assumir um grau de risco maior que o Varejo, e que os preços do produtor mantém-se constante sem muitas influências dos preços praticados tanto no Atacado e no Varejo.pt_BR
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