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dc.creatorVassoler, Wyliam Michaél-
dc.date.accessioned2015-08-19T14:53:25Z-
dc.date.available2015-08-19T14:53:25Z-
dc.date.issued2015-08-19-
dc.identifier.citationVASSOLER, Wyliam Michaél. A representação da mulher negra na propaganda: análise semiótica do anúncio da cerveja Devassa. 2014. 49 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/707-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-08-19T14:53:25Z No. of bitstreams: 1 PF2014Wyliam_Michael_Vassoler.pdf: 3231787 bytes, checksum: 767e81206e2fc7d5b4852900061e6699 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAnúncios - Cervejapt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleA representação da mulher negra na propaganda: análise semiótica do anúncio da cerveja Devassapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ahlert, Jacqueline-
dc.description.resumoO seguinte trabalho de conclusão tem como objetivo, através de uma análise semiótica baseada nos estudos de Charles Sanders Peirce, investigar a existência de racismo e sexismo no polêmico anúncio da Cerveja Devassa, chamado "Pelo corpo que se reconhece a verdadeira negra", através de uma pesquisa bibliográfica introduzindo o contexto histórico e cultural do Brasil em relação à mulher negra e também aos estudos de Peirce, pelo meio da bibliografia produzida por Lucia Santaella. O estudo também pretende delinear um panorama da publicidade de cerveja brasileira e dos apelos sexuais utilizados na mesma, além de problematizar aspectos as propagandas que envolvem negros, mulheres e, mais especificamente, mulheres negras. Posteriormente, a análise será realizada seguindo a metodologia da semiótica de vertente norte-americana, por fim, obtendo os resultados necessários para a resolução do problema de pesquisa, podendo assim trazer luz à hipótese de racismo e sexismo por parte do anunciante.pt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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