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http://repositorio.upf.br/handle/riupf/735
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Bagatini, Francine Zanin | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T13:44:57Z | - |
dc.date.available | 2015-08-24T13:44:57Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-24 | - |
dc.identifier.citation | BAGATINI, Francine Zanin. A metáfora do espetáculo: o diálogo das empresas no site de rede social Facebook. 2014. 118 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/735 | - |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Facebook (Rede social on-line) | pt_BR |
dc.subject | Propaganda | pt_BR |
dc.subject | Empresas | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.title | A metáfora do espetáculo: o diálogo das empresas no site de rede social Facebook | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara | - |
dc.description.resumo | O presente estudo compreende a expansão do conceito de Sociedade do Espetáculo proposto por Debord em 1967 delineando a perpetuação do espetáculo na comunicação online da contemporaneidade. Identificando o potencial dialógico dos sites de redes sociais, utiliza-se deste conceito para, junto ao engajamento, propor uma construção teórica denominada como Metáfora do Espetáculo, caracterização da articulação da comunicação de massa e comunicação dialógica digital. A partir deste pressuposto, desenvolveu-se um estudo de campo avaliativo analisando as fanpages das marcas Chevrolet Brasil e Marcopolo, empresas escolhidas através de critérios de seleção ao universo das grandes empresas Top of Mind — Rio Grande do Sul 2014. Com o objetivo de identificar e analisar se e como as empresas dialogam, ouvem, transformam e utilizam-se do poder de fala dos públicos neste site de rede social, relacionando e considerando a caracterização do conceito de Sociedade do Espetáculo ao engajamento, analisou-se, ao total, duas publicações realizadas nas fanpages das empresas com o maior número de comentários até o limite de 3.000 comentários no ano de 2014 — 01 de janeiro de 2014 a 31 de outubro de 2014. A partir desta análise identificaram-se indícios da Sociedade do Espetáculo na comunicação online, evidenciando 47 anos desde a proposta inicial desta teoria. Identificou-se que as empresas engajam os públicos, impulsionando-os a subir ao palco moderado pela empresa, porém não valorizando a possibilidade de diálogo neste meio. As empresas se posicionam como centralizadoras da mensagem, organizando os conteúdos produzidos pelos interlocutores, promovendo a participação dos públicos e reunindo uma rede social em torno da marca, buscando a ampliação de sua visibilidade. O potencial dialógico do site de rede social não é utilizado, delineando um princípio de bidirecionalidade na centralização da mensagem, ou seja, identificando um potencial dialógico em suas características de comunicação de massa. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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PF2014FrancineZaninBagatini.pdf | Monografias Francine Zanin Bacatini | 10,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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