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dc.creatorBagatini, Francine Zanin-
dc.date.accessioned2015-08-24T13:44:57Z-
dc.date.available2015-08-24T13:44:57Z-
dc.date.issued2015-08-24-
dc.identifier.citationBAGATINI, Francine Zanin. A metáfora do espetáculo: o diálogo das empresas no site de rede social Facebook. 2014. 118 f. Monografia (Bacharel em Publicidade e Propaganda). Curso de Publicidade e Propaganda. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/735-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2015-08-24T13:44:57Z No. of bitstreams: 1 PF2014FrancineZaninBagatini.pdf: 10737023 bytes, checksum: 81bef763e00176312554a8f231ad213d (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectFacebook (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleA metáfora do espetáculo: o diálogo das empresas no site de rede social Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Schaeffer, Olmiro Cristiano Lara-
dc.description.resumoO presente estudo compreende a expansão do conceito de Sociedade do Espetáculo proposto por Debord em 1967 delineando a perpetuação do espetáculo na comunicação online da contemporaneidade. Identificando o potencial dialógico dos sites de redes sociais, utiliza-se deste conceito para, junto ao engajamento, propor uma construção teórica denominada como Metáfora do Espetáculo, caracterização da articulação da comunicação de massa e comunicação dialógica digital. A partir deste pressuposto, desenvolveu-se um estudo de campo avaliativo analisando as fanpages das marcas Chevrolet Brasil e Marcopolo, empresas escolhidas através de critérios de seleção ao universo das grandes empresas Top of Mind — Rio Grande do Sul 2014. Com o objetivo de identificar e analisar se e como as empresas dialogam, ouvem, transformam e utilizam-se do poder de fala dos públicos neste site de rede social, relacionando e considerando a caracterização do conceito de Sociedade do Espetáculo ao engajamento, analisou-se, ao total, duas publicações realizadas nas fanpages das empresas com o maior número de comentários até o limite de 3.000 comentários no ano de 2014 — 01 de janeiro de 2014 a 31 de outubro de 2014. A partir desta análise identificaram-se indícios da Sociedade do Espetáculo na comunicação online, evidenciando 47 anos desde a proposta inicial desta teoria. Identificou-se que as empresas engajam os públicos, impulsionando-os a subir ao palco moderado pela empresa, porém não valorizando a possibilidade de diálogo neste meio. As empresas se posicionam como centralizadoras da mensagem, organizando os conteúdos produzidos pelos interlocutores, promovendo a participação dos públicos e reunindo uma rede social em torno da marca, buscando a ampliação de sua visibilidade. O potencial dialógico do site de rede social não é utilizado, delineando um princípio de bidirecionalidade na centralização da mensagem, ou seja, identificando um potencial dialógico em suas características de comunicação de massa.pt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Publicidade e Propaganda - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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