Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/843
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Girardi, Fabiane Pizato | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-09T13:35:41Z | - |
dc.date.available | 2016-11-09T13:35:41Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-09 | - |
dc.identifier.citation | GIRARDI, Fabiane Pizato. Mangá e quadrinhos representações gráficas: adolescentes e inserção na escola. 2015. 43 f. Monografia (Licenciado em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/843 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2016-11-09T13:35:41Z No. of bitstreams: 1 PF2015Fabiane Pizato Girardi.pdf: 2394456 bytes, checksum: b5413287129a8f6f3c0bfa5852237c72 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-11-09T13:35:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2015Fabiane Pizato Girardi.pdf: 2394456 bytes, checksum: b5413287129a8f6f3c0bfa5852237c72 (MD5) | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Artes visuais | pt_BR |
dc.subject | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Mangá | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Mangá e quadrinhos representações gráficas: adolescentes e inserção na escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cesaro, Margarete Teresinha Barriquel de | - |
dc.description.resumo | O desenvolvimento do grafismo infantil segue um percurso visualmente identificável, cada fase deste percurso pode ser observada através de características próprias referentes a maturação cognitiva e biológica da criança mas, quando a adolescência se manifesta, há uma negação por parte dos adolescentes de utilizar o desenho como meio de expressão e reflexão. Este fato está documentado por diversos teóricos e estudiosos tanto da educação como do desenvolvimento humano. O desenho está sendo redescoberto pelos adolescentes através das Histórias em Quadrinhos e os Mangás, pois oferece uma linguagem simplificada, de fácil leitura e representação. O grafismo destas linguagens possui execução simples e trazem certa liberdade de criação, daí um dos possíveis motivos pelos quais, os adolescentes estão redescobrindo o desenho por meio destas mídias. A utilização das HQs e dos Mangás como ferramenta pedagógica e incentivado pelo PCNs/ARTE e são usadas nas aulas de arte e outras disciplinas de forma contextualizada. Esta pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, aborda temas relacionados à arte educação, aos adolescentes, ao desenho, as Histórias em Quadrinho e os Mangás bem como as possibilidades de utilização destas mídias em sala de aula. | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Artes e Comunicação - FAC | - |
Aparece nas coleções: | FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2015Fabiane Pizato Girardi.pdf | Monografia Fabiane Pizato Girardi | 2,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.