Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/843
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGirardi, Fabiane Pizato-
dc.date.accessioned2016-11-09T13:35:41Z-
dc.date.available2016-11-09T13:35:41Z-
dc.date.issued2016-11-09-
dc.identifier.citationGIRARDI, Fabiane Pizato. Mangá e quadrinhos representações gráficas: adolescentes e inserção na escola. 2015. 43 f. Monografia (Licenciado em Artes Visuais). Curso de Artes Visuais. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/843-
dc.description.provenanceSubmitted by Jucelei Domingues (jucelei@upf.br) on 2016-11-09T13:35:41Z No. of bitstreams: 1 PF2015Fabiane Pizato Girardi.pdf: 2394456 bytes, checksum: b5413287129a8f6f3c0bfa5852237c72 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-09T13:35:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PF2015Fabiane Pizato Girardi.pdf: 2394456 bytes, checksum: b5413287129a8f6f3c0bfa5852237c72 (MD5)en
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectMangápt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMangá e quadrinhos representações gráficas: adolescentes e inserção na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Cesaro, Margarete Teresinha Barriquel de-
dc.description.resumoO desenvolvimento do grafismo infantil segue um percurso visualmente identificável, cada fase deste percurso pode ser observada através de características próprias referentes a maturação cognitiva e biológica da criança mas, quando a adolescência se manifesta, há uma negação por parte dos adolescentes de utilizar o desenho como meio de expressão e reflexão. Este fato está documentado por diversos teóricos e estudiosos tanto da educação como do desenvolvimento humano. O desenho está sendo redescoberto pelos adolescentes através das Histórias em Quadrinhos e os Mangás, pois oferece uma linguagem simplificada, de fácil leitura e representação. O grafismo destas linguagens possui execução simples e trazem certa liberdade de criação, daí um dos possíveis motivos pelos quais, os adolescentes estão redescobrindo o desenho por meio destas mídias. A utilização das HQs e dos Mangás como ferramenta pedagógica e incentivado pelo PCNs/ARTE e são usadas nas aulas de arte e outras disciplinas de forma contextualizada. Esta pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, aborda temas relacionados à arte educação, aos adolescentes, ao desenho, as Histórias em Quadrinho e os Mangás bem como as possibilidades de utilização destas mídias em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FAC-
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Artes Visuais - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2015Fabiane Pizato Girardi.pdfMonografia Fabiane Pizato Girardi2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.