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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPossa, Julia Maziero-
dc.date.accessioned2017-08-04T00:32:38Z-
dc.date.available2017-08-03-
dc.date.available2017-08-04T00:32:38Z-
dc.date.issued2016-06-20-
dc.identifier.citationPOSSA, Julia Maziero. A linguagem humanizada no Jornal Nacional. 2016. 58 f. Monografia (Bacharel em Jornalismo). Curso de Jornalismo. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.upf.br/handle/riupf/897-
dc.description.provenanceSubmitted by Chaline Barbosa (chaline@upf.br) on 2017-08-04T00:32:38Z No. of bitstreams: 1 PF2016Julia Maziero Possa.pdf: 4888041 bytes, checksum: ebcbebec8b5c8da03867fd5e9f2d62fc (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade de Passo Fundopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectLinguagem humanizadapt_BR
dc.subjectJornal Nacionalpt_BR
dc.subjectLinguagem jornalísticapt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.titleA linguagem humanizada no Jornal Nacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Hartmann, Nadja Maria-
dc.description.resumoEste trabalho baseia-se na análise da linguagem utilizada no programa televisivo Jornal Nacional, exibido pela Rede Globo desde 1969. Ele busca compreender o seu uso, limitações e assuntos que são predominância no modelo de discurso humanizado, conceituado por Ijuim (2009), que é ao mesmo tempo literário e objetivo, atendendo às premissas do texto telejornalístico. Foram analisados seis telejornais, seguindo os preceitos de Semana Construída (BAUER, 2000), nos meses de novembro e dezembro de 2015. Para análise, foram selecionadas matérias que continham em suas narrativas aspectos da linguagem humanizada, como figuras de linguagem e linguagens conotativas, bem como que se enquadrassem na definição de Marques de Melo (2003) de História de interesse humano e nas descrições metodológicas de Gomes (2007), ligadas aos modos de endereçamento, mais precisamente nos operadores de análise „Contexto comunicativo‟ e „Texto verbal‟. Dentre as conclusões destaca-se o uso da linguagem humanizada no Jornal Nacional, ainda que este número seja pequeno em relação ao restante do conteúdo divulgado pelo programa. Além disso, a linguagem humanizada foi compreendida como um novo método estratégico na busca pela audiência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Artes e Comunicação - FACpt_BR
dc.publisher.initialsUPFpt_BR
Aparece nas coleções:FAC - Curso de Jornalismo - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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